CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS PODERÁ SER OBSERVADA NO BRASIL
Fenômeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto
Para quem gosta de observar o céu, Perseidas é um dos melhores fenômenos astronômicos do ano devido à grande quantidade de meteoros. São de 50 a 100 objetos cruzando o céu a cada hora. O pico de quantidade de meteoros ocorrerá hoje (11), das 16h às 19h no horário de Brasília. O melhor período para vê-los, no entanto, é entre meia-noite e o amanhecer.
A chuva é mais visível no hemisfério norte do planeta. Portanto, os brasileiros que estiverem mais próximos da linha do Equador levam vantagem. Os moradores do Centro-Oeste e Sudeste também poderão observar o fenômeno, embora em menor intensidade. A única região que não conseguirá ver os meteoros é o sul do Rio Grande do Sul, já que a chuva não será visível abaixo dos 30º de latitude.
Anúncio
Atualmente a Lua encontra-se na fase crescente e está pouco iluminada. Quanto mais escuro estiver o céu, melhor para ver os meteoros.
Outra vantagem desse fenômeno é que não há um ponto específico para onde você precise olhar.
Os meteoros aparentam sair da constelação de Perseu (daí o nome), mas eles cruzam todo o céu. A melhor estratégia é encontrar um lugar com o céu aberto, de preferência longe das luzes da cidade, e caçar os meteoros. Os meteoros aparecem no céu como pequenos e rápidos raios de luz. Por isso, o melhor é assistí-los a olho nu, já que os binóculos e telescópios limitam o campo de visão do espectador.
Outra dica é deixar os olhos se acostumarem ao escuro por pelo menos meia hora. Assim, as pupilas se adaptam à baixa claridade e conseguem captar melhor as nuances do céu noturno.
Se não quiser ter muito trabalho, você também pode assistir à live da Nasa, que irá transmitir o fenômeno pelo YouTube e redes sociais na madrugada da quarta-feira.