MULHERES QUE INSPIRAM - CONHEÇA A HISTÓRIA DE LAURA SOARES
Ela descobriu a força e a coragem na adversidade
Foto: Paulo Ferreira Foto Designer
SEMANA DAS MULHERES
A joaquinense Laura Soares descobriu a força e a capacidade que tem nas próprias adversidades. Pode-se dizer que é uma mulher que desafia barreiras sociais e as próprias limitações para alcançar seus objetivos.
A escola maior foram as adversidades. Ela começou a trabalhar aos 14 anos fazendo bico de secretária em clínica. Aos 18 conseguiu seu primeiro emprego com registro em carteira numa loja de cosméticos em São José do Rio Preto, onde morou por um período.
Aos 23 anos engravidou do então noivo, que namorava desde os 13 anos e foi aí que viu a vida mudar repentinamente. Com a maternidade, os sonhos profissionais foram adiados, e Laura se viu diante de seu primeiro maior desafio.
"Quando descobri que estava grávida, havia feito a matrícula na faculdade de odontologia recentemente. Meu pai iria pagar e eu sabia que perderia isso após me casar… E só com o meu trabalho, impossível fazer e pagar essa faculdade", relembra a mulher que sonhava em fazer sucesso como dentista, ganhando rios de dinheiro e viajando.
"Não passava pela minha cabeça ser mãe naquele momento, mesmo achando que esse é um papel extremamente admirável", comenta, reconhecendo também que, por outro lado, a maternidade lhe mostrou sua força.
"Quando meu filho nasceu, me redescobri. Ele foi o combustível para eu estar onde estou hoje. Muitas vezes nos limitamos por achar que a vida é aquele “padrão” imposto pela sociedade, e que devemos seguir. E consequentemente acabamos vendo a vida passar, sem viver o extraordinário, mas nos esquecemos de nossa força, e que nada nos impede de ter tudo o que queremos".
Após esse período voltou a morar em São Joaquim da Barra, onde a demanda de vagas no mercado profissional era muito escassa, obrigando-a a ficar em casa por um tempo.
Até que resolveu empreender na área da beleza. E lá estava ela novamente diante de novos desafios. Ninguém a conhecia na cidade e não tinha dinheiro para investir. Mesmo sem apoio, com filho pequeno e que ficava muito doente, ela persistiu.
Trabalhando como maquiadora profissional, designer de sobrancelha ela descobriu uma nova oportunidade com o marketing de afiliados. Laura também criou o próprio curso de designer de sobrancelhas e hoje ajuda mulheres a empreender sem sairem de casa, podendo ter a liberdade de estar mais perto de quem gosta.
Trabalhando em loja de cosméticos em São José do Rio Preto, era praticamente “obrigada” a ir trabalhar maquiada, impecável, o que lhe conferiu domínio na área.
Apaixonada pela profissão, realizou várias especializações em maquiagem. Pouco tempo depois, especializou-se como designer de sobrancelhas.
Ainda assim sentiu que podia ir além, dar o melhor para seu filho e passar mais tempo perto dele. Então fez outro curso profissionalizante de marketing digital e desde então não para de empreender na área. Hoje ela ministra o próprio curso em design de sobrancelhas e descobriu uma outra paixão: ensinar. "Amo ver outras mulheres se sentindo maravilhosas, empreendedoras e empoderadas".
SEPARAÇÃO
Outro momento difícil em sua vida foi a separação, pois viu as contas se multiplicarem. Longe da mãe, que ainda mora em São José do Preto Preto, se viu sozinha para cuidar do filho, que hoje tem três anos.
E novamente as dificuldades lhe ensinaram a enxergar as oportunidades. "Passei a ter mais calma, acreditar que eu posso ir muito mais além e conquistar o que eu quiser sozinha".
No momento em que decidiu dar um passo a frente, acreditar em si, descobriu que ela era seu único limite. "Somente nós podemos melhorar nossa vida"
Hoje ela conseguiu chegar onde queria. Ser reconhecida pelo seu trabalho com sobrancelhas, lotar a agenda, trabalhar no horário que quiser e ter liberdade financeira e geográfica através do marketing digital. "Isso é o que sempre pedi a Deus e sou muito grata".
E quando perguntamos dos próximos planos ela diz sempre traça novas metas pois o que a motiva é estar em movimento.
FEMINISMO
Laura também já sentiu na pele o preconceito e a discriminação por ser mulher. "Inclusive de pessoas bem próximas ... dizendo que eu não conseguiria, que eu teria que trabalhar com CLT porque não era capaz de empreender ... vindo de um homem isso".
Por isso Laura defende que o movimento feminista é extremamente necessário para alcançar a igualdade entre os gêneros, e se pudesse dar um conselho a outras mulheres, diria:
"Nosso lugar é onde a gente quiser, independente de ter filhos, ser solteira ou casada... somos capazes de conquistar o mundo. Acredite em você, não há força maior do que a de uma mulher determinada a crescer".
PINGUE-PONGUE
Signo e ascendente : Áries, ascendente em Touro
Qual sua maior qualidade: Sou muito resiliente.
Em que você gostaria de ser melhor? Melhor como pessoa cada dia mais
Uma paixão: Viajar
Nas horas vagas? Ouvir música
Uma mulher que te inspira? Minha mãe
O que você não vive sem? Meu filho
Qual o seu apelido? Laurinha
Qual rede social você não vive sem? Instagram
O que te causa repulsa? Mentiras
O que te faz sentir frio na barriga? O amor
Qual o filme que mais gostou? Milagre na Cela 7
O que você compraria se tivesse dinheiro infinito por uma hora? Investiria
Qual o seu maior medo? Morrer e deixar meu filho sem mãe.
Qual é um grande sonho que você já realizou? Liberdade
Onde você se vê daqui a 10 anos? Procuro viver o momento presente, mas espero estar muito mais estabilizada, proporcionando mais ainda tudo o que há de melhor para mim e meu filho.