CARLA CHAGAS FARIA - TRANSFORMANDO ADVERSIDADES EM OPORTUNIDADES
A dentista e CEO Clínicas Lamart, Carla Chagas Faria / Foto: Paulo Ferreira Foto Designer
À primeira vista, Carla Chagas Faria pode parecer apenas uma dentista com vasta experiência e especializações impressionantes. No entanto, por trás desse sorriso profissional, existe uma história de determinação e força que a torna uma verdadeira fonte de inspiração.
Aos 37 anos, sendo 16 anos de experiência na área odontológica, possui especialização em Endodontia, Ortodontia e implantodontia, além de atualizações em facetas e estética dental e prótese, Carla é uma profissional apaixonada por transformar sorrisos e vidas.
No entanto, sua jornada ganhou contornos ainda mais inspiradores após um desafio inesperado em 2021. Após sofrer um AVC - Acidente Vascular Cerebral, que a deixou temporariamente sem andar, Carla enfrentou o diagnóstico com resiliência e determinação. Com o apoio de profissionais especializados, desafiou todas as expectativas de tempo de recuperação e, no ano seguinte, surpreendeu ao completar a maratona do Rio.
Hoje, além de sua atuação clínica, Carla também se destaca como palestrante, compartilhando suas experiências e lições de vida. Sua história de superação e empoderamento serve de inspiração não apenas para mulheres, mas também para homens que buscam enfrentar desafios e alcançar seus objetivos.
Nesta entrevista exclusiva, Carla Chagas Faria compartilha sua jornada, suas reflexões e os segredos de sua resiliência, provando que é possível transformar adversidades em oportunidades de crescimento e realização.
INSIDE - Como o seu AVC mudou sua perspectiva sobre a vida e sua abordagem no trabalho como dentista e palestrante motivacional?
CARLA - O AVC me ensinou sobre vulnerabilidade e que estar nessa situação não é sobre estar em um lugar ruim, me ensinou sobre gratidão e perdão, me ensinou sobre humildade e ser cuidada. E acho que isso que vem me tornando palestrante, porque tenho certeza que além de Deus e toda equipe que cuidou de mim, e nisso incluo toda minha equipe de funcionários e colaboradores da Rede Lamart, é como eu encarei! E é hoje como eu encaro a vida, todo dia eu acordo pra três coisas, servir a Deus, vencer e aprender.
INSIDE - Quais foram os maiores desafios que enfrentou durante sua jornada de recuperação e como os superou?
CARLA - Eu acredito que foi a limitação, eu fui criada e apoiada pelos meus pais pra ser tudo que eu quisesse ser, e isso é um traço muito forte na minha personalidade, depender de alguém pra cortar seu bife, usar frauda, ser levada no banheiro pelo seu irmão que tem que tirar sua calça pra vc usar o banheiro, isso pra mim era difícil, mas sai disso com relação de gratidão e humildade muito maior! E sobre superar é assim, a dor era inevitável, mas o sofrimento é opcional! Eu sempre tive isso comigo, então eu tinha que superar isso e todas as outras dificuldades, pois sem superação não existe evolução! E meu grande foco era voltar a ficar totalmente recuperada.
INSIDE - O que você aprendeu sobre si mesma durante esse processo de recuperação e como isso influenciou sua vida?
CARLA - Acho que a principal de todas foi dar valor ao agora, eu sou muito ansiosa e controladora, então saber que o mundo, os negócios e a vida segue mesmo com você dentro da UTI, mesmo neurologicamente e psicologicamente desequilibrada, isso hoje me dá paz, melhorou minha ansiedade e minha confiança no outro.
INSIDE - Quais são os principais valores que você promove em suas clínicas odontológicas e como eles contribuem para o sucesso do seu negócio?
CARLA - Temos nossos valores muito bem determinados. Primeiro, energia (nosso ambiente tem que ter a melhor energia dos colaboradores possível. Tratamos pessoas e não dentes, curamos traumas e não dores, somos privilegiados por Deus e poder levar isso ao próximo. Segundo, senso de dono (a nossa empresa é de todo mundo que tá ali dentro, todos tiram o pão dali, então dar o nosso melhor pra prosperar é muito importante pra o sucesso e a prosperidade de todos).Terceiro, trabalho em equipe (ninguém vai a lugar nenhum sozinho, até esporte solo tem toda uma equipe por trás, sem o "coleguinha" não saímos do lugar). Quarto, responsabilidade e comprometimento (a partir do momento que você assinou um contrato com a Lamart você tem que ter responsabilidade com a empresa, com os colegas e com cada um de nossos pacientes. Então somos muito criteriosos em selecionar nosso time. Quinto, empatia e respeitar o próximo (seja na dor, seja na personalidade, seja na alegria). Seja empático! O mundo precisa disso e a nossa empresa rs. Sexto, a satisfação do cliente é nosso principal objetivo, eu construi uma história de sucesso baseada principalmente nesse valor, o meu paciente estar feliz, e isso é muito mais do que trabalho bem feito. E meu último valor é o UAU, o quão UAU somos no que fazemos é o que nossos pacientes e nossa sociedade vai ver, sentir e receber.
INSIDE - Além dos tratamentos ortodônticos, implantes e estéticos, quais são os diferenciais que sua rede de clínicas oferece aos pacientes para proporcionar uma experiência excepcional?
CARLA - Acredito que é nosso tratamento humanizado ( hoje é moda dizer que fazem um tratamento humanizado), mas quando cheguei aqui há 10 anos e abri a primeira clinica da cidade, pois só haviam consultórios aqui na época eu comecei a dar humanização nos atendimentos. E isso foi e é com certeza uma das nossas grandes diferenças como clinica odontológica.
INSIDE - Como você enxerga o papel das palestras motivacionais na disseminação de sua mensagem de superação e transformação pessoal no mundo corporativo?
CARLA - Hoje minha principal palestra fala sobre empoderamento, e eu já começo dizendo que não é empoderamento feminino, porque como toda mulher busca empoderamento estamos deixando os homem frouxos. Todo mundo precisa ser empoderado, entender sua força, seu papel e como não adoecer no mundo maluco que vivemos. Então normalmente essas palestras são para o mundo corporativo mas são sucesso pois têm um impacto na vida de cada pessoa que ouve, como um todo.
O mundo precisa entender que a funcionária, a mãe, a esposa, a estudante, são todas as mesma pessoa, não tem como se criar e sustentar um personagem pra cada setor, então temos sim que ser empoderados pra chegr onde queremos.
PINGUE-PONGUE
Conhecendo melhor a Carla
Qual é a sua maior fonte de inspiração? Minha maior fonte de inspiração são meus pais, por tudo que contribuíram e por terem valores nunca alterados nesses anos, sempre honrados, honestos e sobretudo humildes.
Qual é o livro que mais te influenciou? São muitos... mas tem um que chama a "Única Coisa", foi bem legal, Bíblia Sagrada sempre, e por esses dias li "A Coragem de Ser Imperfeito" que foi bem legal também. Mas eu leio muito, uma média de 2 livros por mês! Amo leitura.
Qual é o seu passatempo favorito para relaxar após um dia agitado? Chegar em casa e me conectar com Deus e dormir ( eu durmo super cedo)
Se você pudesse voltar no tempo, o que diria para si mesma no início de sua carreira? Vá pra área do empreendedorismo.
Se você pudesse trocar de profissão por um dia, qual escolheria?Jornalista
Amante de tecnologia ou tradicionalista? Ambas tem suas indicações.
Viagem planejada ou aventura de última hora? Eu sou amante de viagem, tenho as planejadas mas não nego uma aventura de última hora (risos)
Se sua vida fosse um filme, qual seria o título e quem interpretaria você? Mil e uma histórias de Carla Chagas interpretado por Grazi Massafera
Se você pudesse ter uma habilidade sobrenatural, qual gostaria de ter? Ler os pensamentos dos outros
Se você pudesse jantar com qualquer pessoa, viva ou falecida, quem seria e o que perguntaria? Jesus. Qual o segredo da imortalidade?
Animal de estimação: cachorro ou gato? Cachorro (Fred)
Dia ensolarado ou chuvoso? Ensolarado
Se você pudesse tratar os dentes de um famoso, qual escolheria? Nesse momento colocaria os 2 implantes dos dentes da Wanessa Camargo que está faltando e viralizou né (risos)
Noite tranquila em casa ou sair com amigos? Acho que meio a meio, pois precisamos de ter os dois pra equilibrar.
Defina sua filosofia de vida em uma frase? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.