USINA ALTA MOGIANA REALIZOU SEMANA DA SAÚDE

Evento anual visa conscientização sobre saúde e qualidade de vida



Image title

A Usina Alta Mogiana realiza anualmente, no mês de agosto, a Semana da Saúde.


Realizada próximo ao Dia Nacional da Saúde, 05 de agosto, a iniciativa visa a conscientização de seus profissionais.  Manter corpo e mente saudáveis são fatores essenciais para uma boa qualidade de vida, a harmonia entre ambos é o que proporciona bem-estar e sentimentos de satisfação às pessoas.


Por isso, o tema escolhido para o evento, organizado pelo Grupo de Ação 6S com o apoio da Equipe de Medicina do Trabalho, foi ‘‘Corpo e Mente em Equilíbrio’’.


Este ano, com um formato enxuto e dinâmico, o ciclo de palestras internas foi realizado de 02 a 04 de agosto - na parte da manhã, abrangendo mais de 800 colaboradores da empresa.


Boa alimentação, prática de esportes, combate ao tabagismo e o controle de nossas emoções foram os assuntos em pauta. Os cuidados com a saúde auditiva também foram abordados pelas fonoaudiólogas Renata Bardão e Márcia Sellis.


Na abertura, os profissionais Dra. Natália Ferreira (fisioterapeuta), Keila Garcia (nutricionista) e Pedro Bordignon (educador físico), do Centro Fisio & Fitness, falaram sobre os hábitos saudáveis, dos benefícios de uma dieta balanceada, da prática de exercícios e outros cuidados com o corpo, como o alongamento antes de uma atividade corriqueira.


Para incentivar ainda mais as práticas esportivas, os alunos do projeto de Judô (patrocinado pela Alta Mogiana) apresentaram-se no restaurante interno.

No segundo dia, foi a vez de tratar de um assunto que afeta a todos, mesmo que indiretamente: o tabagismo. A psicóloga Larissa M. Silva e a terapeuta ocupacional Glaucia Perez mostraram os males que o cigarro causa e como ele atinge até mesmo os ‘‘não-fumantes’’, que aspiram sua fumaça. No Restaurante, uma nutricionista da ALELO Alimentação comparou alimentos naturais e industrializados, destacando que todos podem ser consumidos moderadamente.


No encerramento do ciclo de palestras, a coach Renata Guasti falou de motivação e deu uma aula de como se portar de forma positiva perante as pressões diárias, para manter seu corpo e mente sãos. A programação do evento também contou com atendimentos individuais, foram sorteadas sessões de massagem rápida relaxante entre os colaboradores e a equipe de Medicina do Trabalho ofereceu orientações e atendimentos aos profissionais que trabalham no campo e na planta da empresa.


Com o intuito de acompanhar a saúde dessas equipes, foram realizadas aferições de pressão arterial e índice glicêmico em 670 colaboradores. Graças à parceria com a ABHP e o Rotary Club de São Joaquim da Barra, testes rápidos de Hepatite C serão realizados ao longo de todo mês de agosto.


Image title
Aula de zumba

Caminhada pela Saúde

Para envolver e conscientizar a população joaquinense sobre a importância de se cuidar, foi promovida a Caminhada pela Saúde. A ação, já tradicional na cidade, incentiva colaboradores e a comunidade a saírem do sedentarismo.


Este ano aconteceu no sábado, com alongamento e saída da Praça 7 de Setembro. Houve trio elétrico, sorteio de brindes, distribuição de água mineral durante todo o percurso e a presença de vários ciclistas.


Na chegada, na Avenida Orestes Quércia (altura do Tênis Club), foram oferecidas frutas aos participantes e realizada uma animada aula de zumba, com os professores André Garcia e Cléber Bim.



GALERIA