ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Retomada das obras da E.T.E de São Joaquim da Barra
reunião com o Superintendente do DAEE, Ricardo Borsari.Prefeito Marcelo Mian acompanhado do assessor de convênios, Gilvandro Fleming e do Deputado Federal e Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, em
O Prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian esteve em São Paulo na última segunda e se reuniu com o Superintendente do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, Ricardo Borsari, para tratar sobre a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto. Segundo o Superintendente, a construção será reiniciada dentro de 30 dias. Serão liberados ainda cerca de dois milhões e meio ainda nesse ano e o restante em 2018 para a finalização da obra.
O investimento total será de 10,4 milhões e inclui a construção de uma Estação de Tratamento Compacta tipo UASB, que opera com reatores mistos (processo anaeróbio seguido de lodo ativado por aeração prolongada) e biofiltro anaeróbio submerso; 800 metros de emissário de esgoto bruto e 250 metros de emissários de efluentes tratados.
A unidade terá capacidade para tratar 100% dos esgotos domésticos de São Joaquim da Barra, beneficiando mais de 57 mil moradores (população prevista para 2030). Essa ETE vai permitir a remoção de aproximadamente 86 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no Rio Sapucaí.