NOVA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA NA REGIÃO
Morro Agudo inaugura nova Subestação da CPFL e auxilia abastecimento regional

A CPFL Energia acaba de concluir a obra da Subestação (SE) Morro Agudo. A subestação é uma nova fonte de suprimento para a região de Ribeirão Preto, fortalecendo a qualidade do serviço prestado pela CPFL Paulista e facilitando o escoamento da geração de energia de biomassa.
Foram investidos cerca de R$ 100 milhões na construção da subestação pela CPFL Geração, além de outros R$ 100 milhões associados a reforços e melhorias nas linhas de distribuição e transmissão pela distribuidora. O empreendimento vai beneficiar de 700 mil habitantes.
A nova subestação atende, principalmente, a área industrial e sucroalcooleira da região de Ribeirão Preto, abrangendo os municípios de São Joaquim da Barra, Orlândia, Morro Agudo, Sertãozinho, Pontal, Cândia, Viradouro, Pitangueiras, Bebedouro, Barretos, Monte Azul Paulista, Terra Roxa, Colina, Barrinha e Monte Alto. Neste empreendimento, foi empregada a mais moderna tecnologia existente em obras dessa natureza, o que possibilita sua operação totalmente automatizada, podendo a subestação ser operada à distância pelo Centro de Operação da CPFL Energia, em Campinas.
Com sete autotransformadores e potência total de 800 MVA, a Subestação Morro Agudo é composta por dois setores, um de 500kV de tensão, com duas entradas de linha, e outro de 138kV de tensão, com seis entradas de linha. Com área total de terreno de 150.000 m², o empreendimento contempla a instalação de infraestrutura necessária às expansões futuras em redes de 138kV, por meio do seccionamento da Linha de Transmissão de 500kV Marimbondo–Ribeirão Preto.














