REQUEIJÃO ARTESANAL

Sem conservantes, receita cai bem com geleias



Nosso programa Mais Pimenta Por FAvor! visitou a fazenda da leitora Fátima Olivato em Buritizal para aprender como é a receita do seu Requeijão Caseiro.
Famoso na região, ela produz sob encomenda e se você quiser adquirir é só ligar 16 9 9997 9775.
Vamos à receita.

Ingredientes
10 litros de leite coalhado;
2 litros de leite para cada lavada (cerca de 4 lavadas);
2 colheres de sal;
2 colheres de manteiga

Preparo
Coloque o leite no latão (aproximadamente 10 litros) pra coalhar. Esse processo pode demorar cerca de 3 a 4 dias. Coalhado o leite, peneire-o separando a parte sólida do restante do soro. Essa massa ainda sem firmeza deve ser colocada em uma panela quente e regada com uma quantidade de leite fresco fervido, de maneira que cubra-a em sua totalidade.
Para essa quantidade estima-se 2 litros. Feito isso mexa e deixe o leite agir cerca de 5 minutos.Depois coe novamente a massa e repita o processo umas 4 vezes, até que a massa perca o azedume. Não se pode usar o mesmo leite das lavadas anteriores, é preciso lavar com leite fresco cada vez que se repete o processo.

A panela também deve ser lavada para evitar que azede o leite novo. Depois de repetir o processo até a massa estar consistente, em uma panela limpa, coloque a manteiga e o sal, depois a massa. Despeje cerca de 2 copos de 200 ml para dar mais cremosidade ao requeijão e mexa até a massa ficar uniforme.
Depois é só enformar e deixar na geladeira até firmar. Você pode finalizar o requeijão com uma geleia de sua preferência, a dica INSIDE é usar a de pimenta. Divino!


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.