VOCÊ SABIA QUE O CIRURGIÃO DENTISTA PODE TRATAR O SEU PROBLEMA DE RONCO?

Por Alexandre Henrique Fontes




Por Dr. Alexandre Henrique Fontes

Mestre e Especialista em Implantodontia

Especialista em Periodontia

Especialista em Prótese Dentária



Você ronca ou conhece alguém que ronca? Saiba que isso é mais comum do que se imagina. Mas atenção, o ronco pode estar relacionado a graves problemas de saúde.
A boa notícia é que pode ser tratado por um cirurgião dentista especializado.

O ronco é provocado pelo estreitamento ou obstrução nas vias aéreas superiores durante o sono e esse estreitamento dificulta a passagem do ar provocando a vibração dessas estruturas.

Além de prejudicar o sono, o ronco pode trazer sérias consequências para nossa saúde, sendo uma delas a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). A doença é caracterizada por repetidas paradas respiratórias, a pessoa tenta respirar, mas o ar não consegue passar, e com isso, o sistema nervoso central envia um alerta que faz a pessoa acordar e retomar a respiração. A falta de oxigenação sanguínea pode levar a um infarto e até a um AVC.


CAUSAS
Entre as causas da apneia do sono estão o avanço da idade. Com o passar dos anos a musculatura do pescoço fica mais flácida, favorecendo a obstrução do canal respiratório.

Outra causa que pode influenciar são as alterações hormonais da menopausa da mulher. O ganho de peso também influencia, pois o aumento de massa corporal pode causar o estreitamento da região.

Além disso, pessoas com a mandíbula pequena tendem a ter mais dificuldades para respirar, justamente porque a língua ocupa mais espaço na boca.

GRAVIDADE
A síndrome da apneia obstrutiva do sono prejudica a respiração e a qualidade do sono, provocando diversos sintomas, entre eles estão: sonolência durante o dia; irritabilidade e dificuldade de concentração; impotência; depressão e ansiedade; alterações metabólicas; resistência à insulina (4 vezes mais chance de ter diabetes); doenças cardiovasculares e pressão alta (3 vezes mais chances de infarto e AVC).

DIAGNÓSTICO
Como a anatomia da boca é um dos fatores que contribuem para o ronco, o dentista pode ajudar a diagnosticar o problema através de exames específicos.

O diagnóstico da presença de ronco e apneia deve ser realizado por meio de um exame do Sono chamado polissonografia. Em virtude das comorbidades que podem estar associadas ao ronco e apneia é imprescindível que os pacientes sejam avaliados e acompanhados por um médico.

TRATAMENTO
Feito o diagnóstico, verificamos a gravidade do problema e indicamos o melhor tratamento, que pode ser realizado com um aparelho que facilita a respiração durante a noite.
O aparelho intrabucal para ronco e apneia tem o objetivo de manter livre a passagem aérea da orofaringe e consiste de uma placa dupla de mordida ou duas placas de mordida articuladas confeccionadas com o arco inferior (mandíbula) numa posição protrusiva (para frente).

A quantidade de protrusão precisa ser avaliada e definida de forma que resolva a sintomatologia do paciente e ao mesmo tempo não cause danos aos dentes, arcadas e à articulação temporomandibular (ATM).

Os pacientes se adaptam com bastante facilidade ao aparelho e a melhora é imediata. Pode ser utilizada por pacientes de qualquer idade e normalmente estão indicadas para casos de apneia leves a moderadas.

Se você ronca ou conhece alguém que passa pelo problema e quiser saber mais sobre o assunto, agende um horário que terei grande satisfação em lhe atender.

É só clicar AQUI e você será direcionado para meu WhatsApp.










Referências Bibliográficas

Sleep Complaints in the Adult Brazilian Population: A national Survey Based on Screening Questions - Lia Rita A. Bittencourt, M.D., Ph.D., Rogerio Santos-Silva, Ph.D., and Sergio Tufik, M.D., Ph.D.


Cardiovascular effects of oral appliance therapy in obstructive sleep apnea: A systematic review and meta-analysis - Grietje E de Vries at al. Sleep Med Rev. 2018 Aug.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.