TEREMOS O FRIO MAIS INTENSO DOS ÚLTIMOS 100 ANOS?

Especialistas concluem a notícia que viralizou na internet


Image title

Na última semana uma notícia se espalhou pela internet: “Brasil terá o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos”. Apesar da notícia ser o sonho de muitas pessoas, ela não é real.


De acordo com especialistas ouvidos pelo site UOL, simulações mostram que as temperaturas devem cair em todas as regiões do país em relação a 2017. Frio extremo, se houver, deverá ser pontual.


O instituto MetSul Meteorologia também se manifestou contra a afirmação da notícia, esclarecendo que, na verdade, o inverno deste ano deve ter temperaturas mais altas que a média histórica. “Apesar de, tecnicamente, a chance do frio rigoroso ocorrer não ser zero, a probabilidade estatística que ocorra é absurdamente pequena”.



Celso Oliveira, meteorologista da Somar, também analisou a notícia e explicou que por conta do fenômeno La Niña pode-se ocorrer quedas bruscas de temperatura, mas que, ainda assim, passa longe do frio extremo: "Eu não entraria no mérito se vai ser o inverno mais frio em 100, 200 ou 300 anos", afirma o especialista à reportagem. "O que se pode falar, tecnicamente, é que teremos uma estação mais fria do que no ano passado, com possibilidades de picos pontuais, como em outras ocasiões."


As simulações mostram que o inverno deste ano terá um frio mais frequente, mesmo que não tão intenso. As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais afetadas pela queda das temperaturas. De acordo com o especialista, tardes nubladas e frias fazem com que a sensação térmica diminua. "Não será um inverno como o que tivemos nos últimos anos, de tarde ensolaradas, secas e geladas. Neste ano, teremos aquele clima chuvoso” finaliza.

Fontes: UOL Notícias/ GAZ – Gazeta Online



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.