SETEMBRO AMARELO
Mês do combate ao suicídio
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM realiza a Campanha Setembro Amarelo, em prol da prevenção do suicídio.
A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo, o que corresponde ao tempo aproximado de leitura deste texto, e, em relação às tentativas é ainda mais assustador: a cada três segundos.
VEJA TAMBÉM:
- QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO? #1
- NO DIVÃ - DEPRESSÃO #2
Todos os anos, são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e um milhão em todo o mundo. Quase 100% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
O Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo, Dr. Antônio Geraldo da Silva, fala sobre a importância da prevenção: “Precisamos ajudar a população com prevenção, informar que tratar todas as doenças mentais, principalmente as que possuem aumento no risco de suicídio. O suicídio é uma emergência médica e por isso, é fundamental o papel de todos nós nessa campanha, com ações efetivas de orientação sobre o risco e também na emergência do suicídio”.
Durante todo o mês, o mundo toma em foco a campanha Setembro Amarelo e pede seu apoio para ajudar nessa grande iniciativa.
Ajude quem precisa a criar coragem e contatar uma ajuda profissional.
Confira a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir da campanha, disponível para download em pdf.
Fonte: setembroamarelo.com.br e cartacapital.com.br