Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2019
FACESB - NOVA ERA NO ENSINO JOAQUINENSE
Comandada por Érica Smargiassi, faculdade de São Joaquim da Barra dobrou número de alunos e aguarda por novo curso de Enfermagem
Há pouco mais de um ano dávamos a notícia da aula inaugural da FACESB - Faculdade de Ciências Empresariais de São Joaquim da Barra, que iniciava uma nova etapa em sua história, a tentativa de um recomeço em tempos difíceis.

Após ser adquirida pela educadora Érica Smargiassi, a Faculdade trouxe para São Joaquim da Barra várias novidades, incluindo o curso de Direito, que atualmente conta com mais de 100 alunos em três turmas, abrindo a quarta com o vestibular de junho. Inicialmente a FACESB possuía menos de 80 pessoas matriculadas em seus cursos: Ciências Contábeis, Administração, Recursos Humanos, Turismo.Hoje, pouco mais de um ano depois, conta com mais de 200 alunos.
Image titleEquipe em verdadeira sintonia: Aparecida Helena Costa (Coordenadora dos Cursos de Gestão), Alexandre Ricardo Zagato (Coordenador do Curso de Enfermagem), Érica Smargiassi (Diretora Geral), Antônio Smargiassi Neto (Diretor administrativo e Financeiro), Rogéria Cristina Mascarenhas (Diretora Acadêmica e Coordenadora do Curso de Direito)

“Nossa equipe está a todo vapor, trabalhando em novos projetos para transformar a FACESB numa referência educacional”.

Poderíamos dizer que o crescimento foi surpreendente, mas a verdade é que o sucesso foi muito bem planejado. “Cheguei e visualizei o que eu queria. Já imaginei o estacionamento cheio de carros. Começamos de forma tímida , com alunos daqui e de outras cidades, já na segunda turma melhorou e na terceira o salto foi maior. Além dos alunos joaquinenses, temos muitas pessoas da microrregião, alguns, inclusive, vindos de Ribeirão Preto, Batatais e Franca, cidades com grandes faculdades”, comenta Érica.


DIFERENCIAL HUMANO
Além do planejamento, força e energia da diretoria, a faculdade tem um outro segredo que levou ao crescimento: o material humano. É bem diferente estudar em uma universidade de grande porte, com 100, 200 salas, onde se é apenas mais um, apenas um número, e estudar em uma faculdade que trabalha o “pertencimento” do aluno, o desenvolvimento humano que o faz se sentir parte da instituição. “Aqui chamamos o aluno pelo nome, a ligação que temos é totalmente diferente. O abraço, a mensagem do celular respondida na hora da dúvida, a ligação, um contato mais humano, mais amigo, isso tornou a FACESB única. O conhecimento cientifico está ali, em todas faculdades é oferecido. Já as relações humanas são raras”, revela a educadora. A FACESB demonstra essa ligação também em atitudes. Biblioteca e laboratório são abertos para estudo em qualquer hora do dia. “É do aluno, é da cidade”, comenta.

.

PUBLICIDADE


As aulas também estão à disposição para quem quiser conhecer, sem compromisso. Isso tudo faz o aluno vestir a camisa, ter orgulho de ser um integrante da faculdade. “Ele é parte, não um número. Com isso ganha confiança, e isso reflete positivamente no desenvolvimento pessoal e profissional”. Além da vantagem do material humano, a FACESB oferece a facilidade da localização para os joaquinenses, que não precisam viajar longas distâncias para estudar. “Ao estudar na mesma cidade em que se mora o estudante tem mais tempo pra sair do trabalho, tomar seu banho, descansar, além de economizar o dinheiro do transporte e não correr risco em estradas”.

CONVÊNIOS
Outra vantagem da FACESB é a facilidade de pagamento das mensalidades. Sem auxílio do poder público, todos os alunos possuem bolsas da própria faculdade. A FACESB conta com empresas conveniadas como Usina Alta Mogiana, Venturoso Valentini, Bema Fundição, Big Compras, Supermercado Paulista, Polícias Militar e Civil, CIEE, Grupo Santa Casa, Grupo Vittia, Associações Comerciais de São Joaquim da Barra, Orlândia, Guará e ACIMA Morro Agudo. “Aqui ninguém vai deixar de estudar porque não tem condição financeira, isso nós não aceitamos. Se ele não tem condição, nós daremos um jeito de facilitar, 100% dos nossos alunos possuem bolsas parciais”, explica Érica.

A FACESB atende atualmente alunos de São Joaquim e região em todos os seus cursos, sendo das cidades de Ituverava, Ipuã, Guará, Morro Agudo e Orlândia. Essa oportunidade de todos estudarem e alcançarem seus objetivos, podendo dar suas contribuições ao país, deve-se a viabilização que é dada a esse aluno pela IES, que tem descontos especiais para os que fazem sua 2ª graduação; alunos de transferências; desconto gradativo para alunos que realizaram o ENEM e para convênios.No início de 2019 houve o Lançamento dos Cursos de Pós-graduação que estão com suas matrículas abertas, sendo eles: - Direito Processual Civil, - Gestão de Pessoas e sustentabilidade organizacional;- Controladoria de Empresas;- Planejamento e Gerenciamento Ambiental;- Docência do Ensino Superior;- Enfermagem em Urgência e Emergência.
Image title
CURSO DE ENFERMAGEM
Outra boa notícia confirmada pela diretora é a chegada do curso de Enfermagem. “Ele já está pronto, dependendo somente da publicação no Diário Oficial”. O curso foi autorizado no dia 15 de dezembro, coincidentemente no dia do aniversário da Érica. A equipe técnica veio a São Joaquim da Barra, avaliou a estrutura e a faculdade e deu conceito positivo.
O curso de Enfermagem da FACESB conta com um laboratório em fase de implantação e uma biblioteca vasta, esta doada pela Usina Alta Mogiana. “A Usina Alta Mogiana, através do Dr. Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, apadrinhou o curso. Dr Luiz tem uma grande visão para a Educação e a ele somos muito gratos”.

Mesmo sem data certa para lançamento, o curso já conta com lista de espera de mais de 100 alunos de toda microrregião e promete elevar consideravelmente o nível da FACESB.

FACULDADE MELHOR IDADE
A turma da terceira idade também tem vez na FACESB. O Projeto Faculdade da Melhor Idade já está na sua segunda turma. “A faculdade da melhor idade é totalmente social. Todos professores são voluntários, doam o tempo deles e o conhecimento para os alunos. É uma troca bem bonita.”

Érica explica que neste trabalho os alunos possuem uma convivência muito interessante com os demais alunos, rica em transferência e experiência, onde todos saem ganhando. “Nos sentimos muito realizados com esse projeto. Você vê a felicidade deles, o brilho nos olhos, é gratificante. Lembrando que o Projeto tem direito a formatura e tudo” comenta. Em relação as novidades e planos futuros, Érica deixa a população com um gostinho de curiosidade. “Estamos com um novo projeto. Vamos ter coisas aqui, apesar do porte pequeno da cidade, que tornará a FACESB uma referência educacional. O que estamos trazendo com esse novo passo é grande, é inovador e irá surpreender”, garante a Educadora. Resta aguardar para sabermos quais são os futuros planos e esperar pela abertura do Curso de Enfermagem, que chegará para agregar ainda mais à FACESB e a São Joaquim da Barra.

Matéria publicada originalmente na edição 147 da Revista Inside Vip



Fonte: Inside Vip





Anuncie


VEJA TAMBÉM


 
Eletropar