EM SÃO PAULO, ÔNIBUS PODERÁ SER PAGO COM CARTÃO

Tecnologia começa a valer a partir deste sábado (14)


Image title

A partir do próximo sábado (14), usuários de transporte público poderão pagar a tarifa de 200 ônibus da capital paulista com cartão de débito, crédito ou pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard que possuem a tecnologia de pagamento por aproximação (conhecida pela sigla em inglês NFC). Também poderão usar carteiras digitais embarcadas em celulares e demais dispositivos eletrônicos como meios de pagamento.


A iniciativa é fruto de uma parceria entre as bandeiras, a prefeitura de São Paulo e empresas que fornecem os terminais de cobrança instalados nos veículos. As adquirentes Cielo e Stone também participam do projeto. O intuito é facilitar a vida do passageiro que não precisará mais sacar dinheiro nem enfrentar fila para recarregar o bilhete único. Basta aproximar o cartão em um dos validadores sinalizados e o valor da passagem será debitado diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas.



O projeto piloto terá duração de três meses e será feito em veículos de 12 linhas – o valor do investimento não foi informado. Para facilitar a identificação dos ônibus que possuem os terminais de NFC, serão colados adesivos nas portas com o símbolo do pagamento por aproximação (quatro ondinhas).


De acordo com dados da Visa, os pagamentos por aproximação fora dos Estados Unidos já respondem por 50% das transações presenciais. Há dois anos, não chegavam a 30%.


São Paulo se une a cidades do mundo todo que já oferecem a alternativa para os usuários de transporte público. Entre elas, está o Rio de Janeiro que, em abril, instalou a tecnologia NFC nas 41 estações do metrô, e seu uso vem crescendo quase 60% mensalmente. Em quase cinco meses de operação, a Cielo já viabilizou 300 mil transações por aproximação nas catracas cariocas.

Fonte: Exame

INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.