BALANÇA X EMAGRECIMENTO
“Quantos Kg eu consigo emagrecer em 30 dias?”
Por Thamires Silva – Nutricionista da Clínica Integrale

Essa frase tem se tornado cada vez mais frequente, devido a grande comercialização de propagandas milagrosas e produtos emagrecedores. Com isso, a procura por emagrecimento rápido tem sido prioridade, pessoas que querem apenas diminuir o peso da balança, com urgência.
O que a minoria sabe é que para reduzir o peso da balança, basta restringir calorias, isso justifica o fato de qualquer dieta, divulgada através de desafios, revistas e principalmente pela internet, funcionarem. Na maioria das vezes, estas possuem restrições e quantidades reduzidas de calorias, por isso apresentam resultado significativo na balança em curto prazo.
Porém, a balança mostra o peso total do nosso corpo, incluindo: água, músculos, massa óssea, gordura, entre outros que o compõe.
Perder peso não significa emagrecer. Emagrecer é reduzir/perder gordura, isso nem sempre é visível na balança.
Ao consumir principalmente, excesso de carboidratos, bebidas industrializadas adoçadas e bebidas alcoólicas, o corpo humano tende a reter líquidos. Sendo assim, ocorre um inchaço das células, refletindo no peso apresentado da balança.

Quando ocorre uma mudança favorável na alimentação, retirando estes excessos da rotina, o corpo desincha e o peso da balança reduz, pode-se perder até 3kg dependendo do individuo, apenas de água, isso ocorre normalmente nos primeiros dias de dieta. Por isso o resultado apresentado na balança no inicio torna-se maior.
Durante um processo de emagrecimento adequado, após a retenção líquida ser eliminada, deve ocorrer apenas a perda de GORDURA.
Para isso, é necessário um período mais longo até atingir o objetivo final. Aliás, leva-se tempo para ganhar gordura e para elimina-la não é diferente!
A balança não difere a composição do peso apresentado, sendo assim, perdas de peso rápidas, baseadas em alimentação restritiva, sem acompanhamento nutricional, podem ocasionar perda de massa muscular e deficiências nutricionais, ambas não devem ocorrer.
Por isso, evite restrições alimentares e perda de peso rápida. Respeite o seu corpo e a sua saúde.
Procure acompanhamento nutricional, emagreça de maneira consciente e adequada para você!















