RECEITAS DE FONDUE PARA UMA NOITE ROMÂNTICA

Receitas fáceis para fazer a dois acompanhados de vinho, luz de velas e música


O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, será diferente este ano. Com o isolamento social e os restaurantes fechados, a tradicional saidinha para comemoração terá que ser adiada. Mas isso não é motivo para deixar de comemorar.

É possível preparar uma noite romântica em casa com fondue, vinho, boa música e luz de velas. Abaixo trazemos três receitas para te inspirar e, para que você se aprofunde mais, um pouquinho da sua história e um bônus especial, uma receita de raclette, conterrânea do fondue.

No caso dos fondues, se você não tiver um réchaud (aparelho), não tem problema. Sirva na panela quente e, quando começar a endurecer, dê uma aquecida na boca do fogão por alguns instantes. Mas cuidado para não queimar, viu?

Mas se quiser adquirir um réchaud, a Aquarela Casa oferece diversos modelos. É só enviar uma mensagem para o WhatsApp da loja 16 99998-4527 que a equipe envia as fotos. Se você gostar, eles enviam o produto no seu endereço.

Vale lembrar que, independente do Dia dos Namorados, você pode fazer estas receitas abaixo durante todo o inverno e este aparelho poderá ser usado por muitos anos pela frente.

PUBLICIDADE


HISTÓRIA

Tanto o fondue quanto a raclette são de origem suíça, o primeiro composto basicamente de queijos derretidos e misturados – com algumas variações – e o segundo, do mesmo ingrediente básico amolecido sobre uma chapa.

Os suíços sabiam o que estavam fazendo ao inventar essas delícias que ajudam a aquecer no inverno e ganham um ar de requinte quando acompanhadas por um bom vinho e uma lareira.

Há várias histórias que contam a origem do fondue. Uma delas diz que os camponeses suíços, durante a Segunda Guerra‚ ficaram isolados em suas terras. Os alimentos mais abundantes, e que os salvavam da fome, eram os queijos que eles mesmos produziam. Para inovar a receita, passaram a derretê-los e misturá-los. Voilà, nasceu o fondue, que só se popularizou na década de 1950, quando o chef Konrad Egli, do restaurante Chalet Suisse, em Nova York, Estados Unidos, o incluiu no cardápio.

Foi ele também quem inventou a variação de carne, enriquecida com vários molhos para acompanhar. Os acessórios hoje usados para produzir o prato certamente lembram muito mais a parafernália de um chef moderno do que as vasilhas de um pastor.

Os fondues clássicos são basicamente uma mistura de queijos – os mais indicados são gruyère e emmental, porque derretem bem – com um toque de vinho branco, derretidos para formar um creme. O derretimento é feito no fogão, e o réchaud serve para mantê-lo mole e aquecido. Na mistura, se mergulham pedaços de pão ou variações que sua mente imaginar (veja a receita).

O toque gourmet pode ficar por conta de alguma especiaria acrescentada, como pimenta, páprica ou noz-moscada. Mas melhor não exagerar, ou corre-se o risco de mascarar o gosto do queijo.

Todos sabem que a Suíça, além de ser a terra dos queijos, é lar também dos mais deliciosos chocolates. Portanto, para saltar da versão de queijo para a doce foi um passo. E, como a criatividade gastronômica não tem limites, hoje existem variações de sobremesa que incluem o de doce de leite e o de marshmallow, esse último servido com pedaços de bolo.

O fondue de chocolate combina com frutas mais azedinhas pelo contraste, como morangos, kiwi, uva. Manga também fica ótima.

Para o de doce de leite, mais uma vez, apostaria nas frutas cítricas, mas banana é uma boa pedida. Além disso, mini churros e bolinhos de chuva podem ser uma opção interessante.

Vamos às receitas!



Fondue de Queijo Cremoso

Ingredientes

200 g de queijo gruyère

300 g de queijo emmental

1 dente de alho

1 pitada de noz-moscada

1 colher (sopa) de amido de milho

20 ml de conhaque (opcional)

3/4 de um copo de vinho branco seco

Modo de preparo

Peque cada pedaço de queijo e rale-os com o ralador ou no processador. Reserve-os.

Em um pote dissolva o amido de milho no vinho branco seco.

Acrescente o conhaque e misture bem. Reserve.

Esfregue bem o dente de alho no fundo e lateral de uma panela média.

Depois de passar por toda a superfície, corte o alho em pedaços pequenos.

Coloque o alho na panela e acrescente os queijos.

Ligue o fogo baixo e acrescente a mistura do vinho reservado.

Mexa bem até o queijo derreter completamente, formando um creme homogêneo. Espere levantar fervura.

Caso o creme fique muito líquido, acrescente mais um pouco de amido de milho dissolvido em água.

Sirva acompanhado de pão italiano ou torradas temperadas.

 

Fondue de Legumes

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

3 flores pequenas de brócolis,

3 flores pequenas de couve-flor,

10 couves-de-bruxelas,

2 batatas-baroas cortadas em cubos grandes,

3 batatas descascadas cortadas em cubos grandes.

Modo de preparo

Cozinhe os brócolis, a couve-flor, a couve-de-bruxelas por 10 minutos. Reserve. Cozinhe as batatas e as batatas-baroas por 15 minutos. Cuidado com o tempo de cozimento: os legumes têm de ficar al dente, caso contrário vão cair do garfinho ao serem mergulhados. Coloque os legumes em uma travessa e leve à mesa para serem comidos com o fondue.

Fondue de chocolate

300 g de chocolate amargo

200 g de chocolate ao leite

200 g de creme de leite (dê preferência ao fresco)

50 ml de cachaça, conhaque ou rum

1 caixinha de morango

2 bananas picadas

2 kiwis picados

10 marshmallows

Modo de preparo

Comece a receita picando os chocolates, isso facilitará na hora de derreter.

Em seguida, coloque os chocolates picados em um recipiente junto com a bebida alcoólica de sua escolha e leve para derreter em banho-maria.

Mexa de vez em quando com um fouet (batedor) para fazer com que a bebida se misture no chocolate.

Quando estiver completamente derretido, desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Misture bem até virar um creme homogêneo. Nesta hora, o fouet é fundamental para misturar tudo muito bem.

Transfira o creme de chocolate para um rechaud de fondue (aquela panelinha própria para essa receita).

Sirva com as frutas picadas e o marshmallow. Você também pode usar as frutas que você mais gostar.

 

 

Raclette - Queijo raspadinho

Embora já tenha caído no gosto dos brasileiros, a raclette – que significa “raspado” – ainda não é tão popular quanto seu conterrâneo fondue. Parece ter origem nos tempos remotos. Os pastores suíços levavam queijo em suas viagens e, à noite, se sentavam à beira da fogueira para derretê-lo e jogar sobre os legumes disponíveis para incrementar a refeição. Depois o costume se aperfeiçoou com chapas aquecidas no fogo até evoluir para as elétricas disponíveis hoje, embora alguns ainda não dispensem equipamentos mais tradicionais.

Existem também grelhas que permitem derreter o queijo na parte de baixo e cozinhar os legumes na de cima. O queijo indicado para isso é o de mesmo nome – só que, diferentemente do prato, que é substantivo feminino, é “o” raclette –, que se parece com o emmental, mas sem os buracos. Mas pode-se também usar gruyère e bons queijos nacionais, como o da Serra da Canastra.

Uma vez derretidos, esses queijos são literalmente raspados do acessório no qual foram preparados e despejados diretamente no prato. Essa é a principal diferença com relação ao fondue, uma vez que o acompanhamento não é mergulhado na mistura. Pode acompanhar batata inglesa, pães, picles, embutidos como presunto cru, lombo defumado, salame, conservas e enlatados.

Embora a forma de preparo não seja exatamente a mesma, a raclette e o fondue têm mais semelhanças do que diferenças. E uma das semelhanças mais divertidas é que se trata de pratos para serem comidos em grupo – no mínimo em casal.

A racleteira é um aparelho próprio para fazer a raclette, mas, na falta dele, dá para contar com a ajuda da frigideira e do forno para preparar o prato.

Raclette Comum

Ingredientes

Rendimento 4 porções

200 g de queijo Raclette

200 g de queijo Estepe

200 g de queijo Tilsit ou Moleson

200 g de queijo Emmenthal

200 g de queijo Gruyère

Acompanhamentos a gosto: fatias finas de bresaola (embutido de carne) ou presunto cozido; batatas-holandesas (ou bolinhas) cozidas com casca; salsichas pequenas; pepino e cebola em conserva; champignon a gosto.


Modo de Preparo

Corte os queijos em fatias finas e distribua em uma tábua ou prato de madeira.

No aparelho próprio de raclette ou em frigideira pequena (use o difusor ou placa para distribuir o calor), coloque uma fatia de queijo e, quando derreter, sirva imediatamente com os acompanhamentos que desejar.

Raclette de Cogumelo e Nozes

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

300 g de cogumelo-paris cortados em quatro

100 g de nozes picadas

Pimenta-do-reino moída e azeite a gosto

¼ de colher (chá) de sal

200 g de queijo raclette em fatias de 1/2 centímetro de espessura

Modo de preparo

Em um prato, misturar os cogumelos, o azeite, o sal e a pimenta. Escorra bem. Coloque uma fatia de 50 g de queijo na racleteira, cubra com 1/4 da mistura e finalize com as nozes. Aguarde 5 minutos, ou até que o queijo esteja bem derretido, e sirva imediatamente.

 

 

Fonte: Pão de Açucar



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.