BANCOS JÁ ACEITAM SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS COMO GARANTIA DE EMPRÉSTIMO

Isso permite ter acesso a valores maiores de financiamento e taxas de juros menores



O Saque-Aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma modalidade de saque que permite que todos os anos o trabalhador saque uma quantia proporcional ao fundo.

E o trabalhador que optou por está modalidade poderá utiliza-la como garantia do empréstimo desde a última sexta-feira, 26. 

O que muitos não sabem é que dessa forma, até mesmo os negativados podem conseguir crédito em bancos, e com juros mais baixos.


O QUE É O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade de saque criado pela Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020, com o objetivo de injetar dinheiro na economia, assim como as outras modalidades de saque, incluindo o saque emergencial.

Porém, antes de aderir a esta modalidade, o trabalhador precisa refletir se vale a pena. Isso porque quem faz saques desta maneira não recebe o saldo do FGTS quando é demitido.

Entretanto, enquanto houver saldo, seja em conta ativa ou inativa, e independente de estar ou não trabalhando formalmente, o trabalhador pode fazer saques proporcionais ao valor do fundo sempre no mês do seu aniversário.

Mas, além disso, esse saque pode ser usado como garantia de um empréstimo. E isso é ótimo, pois garante a possibilidade de conseguir um empréstimo com juros menores. 

Como há garantia, que no caso é o próprio benefício trabalhista, pessoas que estão negativadas também podem ter crédito em banco.

E o trabalhador já pode autorizar o uso de seu Saque-Aniversário do FGTS como garantia de empréstimos, de acordo com informações do Ministério da Economia. 

O banco ou instituição financeira já pode usar o benefício como garantia de alienação ou cessão fiduciária. 

É possível inclusive acessar as informações cadastrais e financeiras das contas do trabalhador no FGTS.

Todo o saldo do FGTS pode ser usado como garantia. Isso permite que o trabalhador possa ter acesso a valores maiores de financiamento e taxas de juros menores, pois entram no teto do empréstimo consignado de servidores públicos.


DIREITO GARANTIDO POR LEI

A garantia do Saque-Aniversário em cessão ou alienação fiduciária para operações de crédito foi autorizada pela Resolução 958 do Conselho Curador do FGTS, de 24 de abril de 2020.

A Circular nº 909 publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de maio, tornou pública a versão 1 do Manual de Orientação às Instituições Financeiras, pertencentes ao Sistema Financeiro Nacional e produzido pela Caixa Econômica Federal.

Neste manual ficaram estabelecida as regras e os procedimentos necessários para que as instituições possam contratar operações. 

Para acessar o manual basta clicar no link caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx, pasta FGTS > Manuais e Cartilhas Operacionais.

Fonte: Jornal da Franca 


GALERIA