Mônica Favarim toma posse como prefeita de Sales Oliveira nesta sexta-feira

Eleita em eleições suplementares com 53,64% dos votos válidos, a advogada assume o comando do município ao lado da vice Natália Martins


Natália Martins (Vice-Prefeira de Sales Oliveira) e Monica Favarim (Prefeita de Sales Oliveira)


A advogada Mônica Favarim (MDB) toma posse nesta sexta-feira, 17 de outubro, como prefeita de Sales Oliveira (SP). Ela foi eleita no último domingo (14) com 53,64% dos votos válidos, em eleições suplementares convocadas após o indeferimento da candidatura de Fábio Godoy Graton (Republicanos), vencedor do pleito de 2024.


Mônica recebeu 3.117 votos, enquanto Thiago Alberto Camilo de Oliveira, o Thiago do Gás (Republicanos), obteve 2.694 votos, equivalentes a 46,36% do total. Votos nulos somaram 2,85%, e brancos, 1,95%. Ao todo, o município possui cerca de 8,4 mil eleitores aptos a votar.


Estreante na política, Mônica concorreu pela coligação “Coragem para Transformar”, formada por MDB e Podemos, tendo como vice Natália Martins (MDB), vereadora em segundo mandato, formada em História e Pedagogia. A nova prefeita, que é advogada há 15 anos, é casada e mãe de duas meninas.


A eleição suplementar foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de candidatura de Fábio Godoy Graton, eleito em 2024 com 62,75% dos votos válidos (4.124) e empossado em 1º de janeiro de 2025.


O processo teve origem em uma ação do Ministério Público Eleitoral e do então candidato a vereador Luiz Roberto Sampronio Resende, que alegaram que Graton havia sido condenado por ato doloso de improbidade administrativa, o que o tornaria inelegível.


Embora o registro tenha sido inicialmente deferido pela 81ª Zona Eleitoral de Orlândia, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou a decisão e indeferiu o registro em 8 de outubro de 2024. Após novos recursos, o caso chegou ao TSE, que em abril de 2025 concluiu pela inelegibilidade de Graton, resultando na convocação do novo pleito.


Com a posse de Mônica Favarim, Sales Oliveira passa a ter oficialmente uma nova gestão, marcada pelo início de um ciclo político renovado na cidade.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.