BOLETIM ECONÔMICO ACE - PESQUISA INDUSTRIAL MENSAL (PIM) DO IBGE

A produção industrial cresceu 8% em julho, a terceira alta consecutiva


A Associação Comercial Empresarial de São Joaquim da Barra divulgou o boletim com os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE.

  PRODUÇÃO INDUSTRIAL - 3 de setembro de 2020

A produção industrial cresceu 8% em julho, a terceira alta consecutiva.

A produção industrial nacional cresceu pelo terceiro mês consecutivo com alta de 8% em julho, na comparação com o mês anterior, após expansão em maio (8,7%) e junho (9,7%). Pela primeira vez na série histórica iniciada em 2002, 25 dos 26 setores apresentaram taxa positiva. O resultado, entretanto, não elimina a perda de 27% acumulada nos meses de março e abril, quando refletiu os efeitos do isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.



A principal influência no resultado para o mês segue sendo do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que cresceu 43,9%.

O único resultado negativo veio de impressão e reprodução de gravações, com queda de 40,6%.

Já no índice das grandes categorias econômicas da indústria, todas apresentaram alta em julho, com destaque para bens de consumo duráveis, que registrou a maior taxa positiva do mês (42,0%) e apontou o terceiro mês seguido de expansão na produção.

Os setores produtores de bens de capital (15,0%) e de bens intermediários (8,4%) cresceram acima da média geral da indústria. Já o de bens de consumo semi e não duráveis (4,7%) registrou o crescimento menos intenso entre as categorias econômicas.

Na comparação com julho de 2019, a produção industrial teve redução de 3%, nono resultado negativo. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa ficou em - 5,7%, o recuo mais elevado desde dezembro de 2016 (-6,4%).

No ano recuou 9,6%, com resultados negativos em 4 das 4 grandes categorias econômicas.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.