BOLETIM ECONÔMICO ACE - PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS (PMS) DO IBGE DE JULHO

O setor de serviços cresceu 2,6% em julho, a segunda alta seguida.


A Associação Comercial Empresarial de São Joaquim da Barra – ACE divulgou o boletim econômico com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, referente ao mês de julho.
 


SETOR DE SERVIÇOS  - 11 DE SETEMBRO DE 2020

O setor de serviços cresceu 2,6% em julho, a segunda alta seguida.

Em julho de 2020, o volume de serviços no Brasil cresceu 2,6% frente a junho, segunda taxa positiva seguida. Esse resultado, contudo, sucede uma sequência de quatro taxas negativas, período em que acumulou uma perda de 19,8%. Na comparação com julho de 2019, o volume de serviços recuou 11,9%. No acumulado dos primeiros sete meses de 2020, houve recuo de 8,9%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 4,5%.

Diferentemente da indústria e do comércio que vêm apresentando uma recuperação mais rápida, o setor de serviços devido à heterogeneidade tem apresentado uma recuperação mais lenta, sobretudo nas atividades que envolvem atendimento presencial.

A expansão do volume de serviços verificou-se em quatro das cinco atividades analisadas, com destaque para os avanços em serviços de informação e comunicação (2,2%) e de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,3%).

O único resultado negativo em julho de 2020 foi em serviços prestados às famílias (-3,9%), depois de crescer 12,2% entre maio e junho.

Em julho de 2020, o índice de atividades turísticas cresceu 4,8% frente a junho, terceira taxa positiva seguida. O segmento de turismo havia acumulado perda expressiva entre março e abril (- 68,1%), pois o isolamento social atingiu mais intensamente boa parte das empresas que compõem as atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.