BOLETIM ECONÔMICO ACE - PESQUISA MENSAL DE SERVIÇOS (PMS) DO IBGE (AGOSTO)

O setor de serviços cresceu 2,9% em agosto, a terceira alta seguida.



A Associação Comercial Empresarial de São Joaquim da Barra divulgou o boletim econômico com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, referente ao mês de agosto.

O setor de serviços cresceu 2,9% em agosto, a terceira alta seguida.



Em agosto de 2020, o volume de serviços no Brasil avançou 2,9% frente a julho, a terceira taxa positiva seguida. Frente a agosto de 2019, o volume de serviços recuou 10,0%, sua sexta taxa negativa seguida, no ano caiu 9,0% frente ao mesmo período de 2019 e a taxa dos últimos 12 meses recuou 5,3%.

A alta de 2,9% do volume de serviços, de julho para agosto de 2020, foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços prestados às famílias (33,3%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,9%). O primeiro setor registrou a taxa positiva mais intensa da série histórica (iniciada em janeiro de 2011), mas ainda se encontra distante do patamar de fevereiro (-41,9%), mês que antecedeu o início da pandemia de Covid-19. Já a segunda atividade acumula ganho de 18,8% nos últimos quatro meses, após ter perdido 25,2% entre março e abril de 2020.

Em contrapartida, o único resultado negativo desse mês foi o dos serviços de informação e comunicação (-1,4%), após avançar 6,3% entre junho e julho.

O índice de atividades turísticas também apontou expansão de 19,3% em agosto, em relação a julho, quarta taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 63,4%. O indicador, porém, ainda não recuperou as perdas de 68%, registradas entre os meses de março e abril, quando diversas empresas, principalmente de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis interromperam as atividades devido à pandemia. Frente a agosto de 2019, o volume de atividades turísticas caiu 44,5%, sexta taxa negativa seguida.



GALERIA