BOLETIM ECONÔMICO ACE - PESQUISA MENSAL DA INDÚSTRIA (PMI) DO IBGE, MÊS DE SETEMBRO

A produção industrial cresce 2,6% em setembro e elimina perdas da pandemia


A Associação Comercial Empresarial de são Joaquim da Barra divulgou o boletim econômico com os dados da Pesquisa Mensal da Indústria (PMI) do IBGE, referente ao mês de setembro.

 PRODUÇÃO INDUSTRIAL - 4 DE NOVEMBRO DE 2020

A produção industrial cresce 2,6% em setembro e elimina perdas da pandemia.

Em setembro de 2020, a produção industrial cresceu 2,6% frente agosto, a quinta alta seguida. Esses cinco meses de crescimento eliminaram a perda de 27,1% acumulada entre março e abril, quando a produção industrial havia caído ao nível mais baixo da série. Com isso, em setembro de 2020, a atividade industrial no país se encontra 0,2% acima do patamar de fevereiro último, quando a pandemia de COVID19 ainda não havia afetado a produção industrial do país.



Em relação a setembro de 2019, a indústria cresceu 3,4%, recuou 7,2% no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, a produção da indústria caiu 5,5%, indicando desaceleração na trajetória de perdas iniciada em março.

Assim como veículos automotores, outras atividades também cresceram pelo quinto mês seguido: máquinas e equipamentos (12,6%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (16,5%) de couro, artigos para viagem e calçados (17,1%).

Por outro lado, quatro atividades reduziram sua produção em setembro, com destaque para as indústrias extrativas (-3,7%), que teve o principal impacto negativo no mês. As demais foram impressão e reprodução de gravações (-4,0%), produtos diversos (- 1,3%) e outros produtos químicos (- 0,3%).

Entre as grandes categorias econômicas, bens de consumo duráveis, ao crescer 10,7%, registraram a taxa positiva mais acentuada em setembro.

Os setores produtores de bens de capital (7,0%), de bens de consumo semi e não duráveis (3,7%) e de bens intermediários (1,3%) também assinalaram crescimento em setembro.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.