“ONDE EU VOTO?” CONFIRA AS SESSÕES ELEITORAIS E OS LOCAIS DE VOTAÇÃO EM SÃO JOAQUIM DA BARRA

A cidade possui 11 colégios destinados à votação



 “Onde eu voto?” e “quais documentos eu devo levar no dia da eleição?” são algumas dúvidas que aparecem próximas ao dia da votação.

Agora é hora de entender mais sobre as zonas eleitorais. Vamos lá?

O QUE SÃO ZONAS ELEITORAIS? E PARA QUE ELAS SERVEM?

Zonas eleitorais são regiões geográficas que possuem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores que residem naquele determinado local. É no Cartório da sua zona eleitoral que você precisa comparecer para atualizar seu Título de Eleitor ou para realizar a transferência do mesmo, por exemplo. A criação dessas zonas eleitorais objetiva melhorar o funcionamento da Justiça Eleitoral por todo o país por meio da delegação de funções. Assim, os órgãos de nível federal não são sobrecarregados com funções que podem ser realizadas pelos níveis estaduais e municipais – muitas vezes até de maneira mais eficiente.

Essas zonas eleitorais podem ser formadas por mais de um município ou por apenas parte dele.  A criação das zonas eleitorais é feita com base na Resolução nº 23.422/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela define o número de eleitores que devem “pertencer” a uma zona conforme a densidade demográfica (habitantes/km²), cálculo que é diferente para cada uma das cinco regiões do Brasil. Por mais que o TSE defina as regras para a criação dessas regiões, são os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que as aplicam.


ZONA ELEITORAL, LOCAL DE VOTAÇÃO OU SEÇÃO ELEITORAL?

·         Zona eleitoral é uma região geográfica, como já visto anteriormente;

·         Já o local de votação é o edifício onde as pessoas computam seus votos. Tais prédios podem ser escolas, postos de saúdes, universidades, entre outros.

·         Por fim, seção eleitoral é a unidade de votação na qual os eleitores estão vinculados. Essas seções são compostas por uma mesa receptora de voto (MRV) – onde quatro mesários conferem os dados e dão instruções para o/a eleitor/a – e uma urna eletrônica. Não entendeu? Imagine que seu local de votação seja uma escola. Provavelmente, cada sala desse prédio será uma seção eleitoral. Caso você entre na sala e veja mais de uma MRV, aquela sala tem mais de uma seção eleitoral.

Os números da zona eleitoral, assim como o da seção eleitoral, as quais você deve comparecer são informados no seu Título de Eleitor.

Resumindo, é importante saber qual é a sua zona eleitoral para saber seu local de votação e também a qual Cartório Eleitoral recorrer quando surgir a necessidade de transferir ou atualizar seu Título. É fundamental confirmar se tudo está em dia com a Justiça Eleitoral para que você possa votar em outubro.

Confira nas imagens abaixo as sessões dos colégios eleitorais de São Joaquim da Barra. 



GALERIA