PROJETO MÚSICA CRIANÇA PROMOVE PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS

A primeira palestra será disponibilizada gratuitamente nesta sexta-feira (20), às 15h, nos canais da entidade no Youtube e no Instagram



Nesta sexta-feira (20), às 15h, o projeto Música Criança de São Joaquim da Barra disponibilizará gratuitamente uma palestra sobre instrumentos de cordas em seus canais no Youtube (Projeto Música Criança) e no Instagram (@musicacrianca).

A palestra é gratuita e voltada a todo tipo de público interessado em instrumentos eruditos, música sinfônica e música de câmara, principalmente crianças e jovens iniciantes na música.

A apresentação do tema fica por conta de Alan Silva, professor de violoncelo no Música Criança, que trará a diversidade das cordas (violão, violoncelo, violino, viola, contrabaixo etc), explicando aspectos do timbre, da vibração, da sonoridade, do corpo do instrumento e de todas as partes que o compõem, além de contar um pouco da história de cada um.

“Nesta palestra vamos tratar dos instrumentos de cordas que compõem uma orquestra e explicar como a música pode ajudar crianças e jovens no desenvolvimento de habilidades como organização, concentração, memorização, movimento, entre outras”, explica Alan Silva, professor de violoncelo.



As palestras, que são contrapartidas do projeto, seriam realizadas presencialmente, mas o conteúdo teve que ser adaptado ao ambiente on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus.

Hoje o projeto conta com 180 alunos matriculados e oferece aulas gratuitas de canto coral, piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta, trompete, trompa, trombone e tuba.

O projeto Música Criança – ano 2 foi aprovado no Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas: Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda. É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-CIPEM).

Palestra “Família das Cordas”

Data: 20/11

Horário: 15h

Locais: Canais do Música Criança no Youtube (Projeto Música Criança) e no Instagram (@musicacrianca)



GALERIA