PESQUISA DE EMPREGO (PNAD) DO IBGE REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO - ACE

A população desempregada foi estimada em 14,1 milhões de pessoas, alta de 7,1% sobre o trimestre-móvel anterior


A Associação Comercial Empresarial de São Joaquim da Barra divulgou o boletim econômico com os dados da Pesquisa de Emprego (Pnad) do IBGE referente ao mês de outubro.

 PESQUISA DE EMPREGO – Pnad continua (IBGE) – outubro/2020

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em outubro foi de 14,3% e 14,1 milhões de pessoas estavam desempregadas.

A população ocupada na informalidade foi estimada em 32,7 milhões de trabalhadores, representando 38,8% do total da população ocupada. Com relação a população subutilizada, falta emprego para 32,6 milhões de brasileiros.

 


POPULAÇÃO EM IDADE DE TRABALHAR

A população ocupada foi estimada em 84,3 milhões de pessoas, alta de 2,8% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 10,4% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população desempregada foi estimada em 14,1 milhões de pessoas, alta de 7,1% sobre o trimestre móvel anterior e de 13,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população na força de trabalho (PEA) foi estimada em 98,4 milhões de pessoas, alta de 3,4% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 7,6% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população fora da força de trabalho foi estimada em 77,2 milhões de pessoas, queda de 2,2% sobre o trimestre-móvel anterior e alta de 19% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população em idade de trabalhar (PIA) foi estimada em 175,6milhões de pessoas, alta de 0,8% sobre o trimestre-móvel anterior e de 2,5% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

 

TAXAS

A taxa de ocupação foi de 48%, aumento de 0,9 p.p. sobre o trimestre-móvel anterior e redução de 6,9 p.p. sobre o mesmo trimestre do ano anterior. A taxa de população fora da força de trabalho foi de 44%, redução de 1,3 p.p. sobre o trimestre-móvel anterior e aumento de 6,1 p.p. sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A taxa de desocupação foi de 14,3%, aumento de 0,5 p.p. sobre o trimestre-móvel anterior e de 2,7 p.p. sobre o mesmo trimestre do ano anterior. A taxa de subutilização foi de 29,5%, redução de 0,6 p.p. sobre o trimestre-móvel anterior e aumento de 5,7 p.p. sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

 

POPULAÇÃO SUBUTILIZADA

A população de trabalhadores subutilizados foi estimada em 32,6 milhões de pessoas, queda de 1% sobre o trimestre-móvel anterior e alta de 20% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego por ser muito jovem ou muito idoso ou por não terem experiência, foi estimada em 5,8 milhões de pessoas, queda de 0,5% sobre o trimestre-móvel anterior e alta de 25% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A população de não desalentados, pessoas que procuraram trabalho mas não estavam disponíveis foi estimada em 6,3 milhões de pessoas, queda de 23,6% sobre o trimestre-móvel anterior e alta de 98,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. A população de subocupados por insuficiência de horas trabalhadas, pessoas que gostariam de trabalhar mais de 40 horas, foi estimada em 6,5 milhões de pessoas, alta de 11,9% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 7,8% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

 

OCUPAÇÃO POR SETORES

A população ocupada foi estimada em 84,3 milhões de pessoas, alta de 2,8% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 10,4% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

Do total da população ocupada, 38,8% se encontravam na informalidade, correspondendo a 32,7 milhões de pessoas, alta de 6,6% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 15,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O emprego com carteira no setor privado foi estimado em 29,8milhões de pessoas, alta de 1,3% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 10,4 % sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O emprego sem carteira no setor privado foi estimado em 9,5 milhões de pessoas, alta de 9% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 20,1% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O trabalho por conta própria formal, foi estimado em 5,3 milhões de pessoas, alta de 2,5% sobre o trimestre-móvel anterior e de 6,9% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. O trabalho por conta própria informal, foi estimado em 17,1 milhões de pessoas, alta de 5,7% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 12% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. O empregador formal, foi estimado em 3,2 milhões de pessoas, queda de 1,5% sobre o trimestre-móvel anterior e de 12% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O empregador informal, foi estimado em 668 mil de pessoas, queda de 0,6% sobre o trimestre-móvel anterior e de 16,3% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O empregado no setor público foi estimado em 12 milhões de pessoas, queda de 1% sobre o trimestremóvel anterior e alta de 2,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

O trabalho doméstico com carteira, foi estimado em 1,3 milhão de pessoas, queda de 6,3% sobre o trimestre-móvel anterior e de 26,5% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. O trabalho doméstico sem carteira, foi estimado em 3,4 milhões de pessoas, alta de 6,2% sobre o trimestremóvel anterior e queda de 25% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

 

OCUPAÇÃO POR GRUPAMENTO DE ATIVIDADES

No trimestre encerrado em outubro, somente a administração pública apresentou saldo negativo na ocupação sobre o trimestre-móvel anterior, na comparação com o mesmo período do ano passado, todas apresentaram quedas.

O comércio gerou 661 mil vagas, a construção com 574 mil, a indústria geral com 316 mil, a agricultura com 306 mil, alojamento e alimentação com 168 mil, os serviços domésticos com 131 vagas, a informação, comunicação e atividades financeiras e imobiliárias com 122 mil, os outros serviços com 91 mil e o transporte, armazenamento e correios com 44 mil.

A administração pública fechou 139 mil vagas.

A ocupação no comércio e reparadores de veículos e motos foi estimada em 15,8 milhões de pessoas, alta de 4,4% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 11,2% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A ocupação na administração pública, defesa, seguridade, educação, saúde humana e serviços sociais foi estimada em 16,4 milhões de pessoas, queda de 0,8% sobre o trimestre-móvel anterior e de 0,9% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A ocupação na indústria geral foi estimada em 10,8 milhões de pessoas, alta de 3% sobre o trimestremóvel anterior e queda de 10,6% sobre o mesmo trimestre do ano anterior. A ocupação na informação, comunicação e atividades financeiras, mobiliária e administrativas foi estimada em 10,1 milhões de pessoas, alta de 1,2% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 4% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A ocupação na agricultura foi estimada em 8,4 milhões de pessoas, alta de 3,8% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 1,1% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

A ocupação na construção foi estimada em 5,9 milhões de pessoas, alta de 10,8% sobre o trimestre-móvel anterior e queda de 13,7% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.