BOLETIM ECONÔMICO ACE - PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A produção industrial cresceu 1,2% em novembro, a sétima alta seguida


 A Associação Comercial Empresarial de São Joaquim da Barra divulgou o boletim econômico com os dados da Pesquisa Mensal da Indústria (PIM), do IBGE referente ao mês de novembro.

 PRODUÇÃO INDUSTRIAL - 8 DE JANEIRO DE 2021

Em novembro de 2020, a produção industrial cresceu 1,2% frente a outubro, após sete meses de alta, o setor acumulou crescimento de 40,7%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, que havia levado a produção ao nível mais baixo da série.

Mesmo com o desempenho positivo nos últimos meses, a indústria ainda se encontra 13,9% abaixo do seu nível recorde, alcançado em maio de 2011.



Em relação a novembro de 2019, na série sem ajuste sazonal, a indústria avançou 2,8%. Com isso, o setor acumula perda de 5,5% no ano e queda de 5,2% em 12 meses.

O avanço de 1,2% da atividade industrial na passagem de outubro para novembro de 2020 alcançou todas as quatro grandes categorias econômicas e 17 dos 26 ramos pesquisados.

Entre as nove atividades que tiveram queda, os principais impactos negativos foram: Produtos alimentícios (-3,1%), que acumula redução de 5,9% em dois meses consecutivos de queda, o que eliminou a expansão de 4,0% registrada entre julho e setembro; Indústrias extrativas (-2,4%), com o terceiro mês seguido de queda na produção, com perda acumulada de 10,4%; e Produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que diminuiu 9,8%), interrompendo dois meses de resultados positivos consecutivos.

Entre as grandes categorias econômicas, em relação a novembro de 2020, os Bens de capital (7,4%) e os Bens de consumo duráveis (6,2%) tiveram as maiores taxas positivas.

Os Bens de capital e os Bens de Consumo duráveis estão 12,8% e 2,7% acima do patamar de fevereiro.





INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.