INSCRIÇÕES PARA O ENCCEJA COMEÇAM NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

Inep informou que o sistema só estará disponível ao fim do dia – a partir de 18h



As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 serão abertas às 18h desta segunda-feira (11) e se encerram no próximo dia 22. A prova está marcada para 25 de abril.

As inscrições podem ser feitas na página oficial do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/ .

Embora período de inscrições estivesse previsto para começar nesta segunda (11), o Inep, responsável pela prova, informou que o sistema só estará disponível ao fim do dia – a partir de 18h.

O exame é voltado para a certificação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para o ensino fundamental, é necessário ter acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, e as provas serão aplicadas em todo o país.

O exame estava previsto para ocorrer em dezembro de 2020 mas, com a pandemia, foi remarcado para abril de 2021.

 


JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA

A partir desta segunda, o Inep também divulgará os candidatos que entraram com recurso após terem recusada a justificativa de ausência para a prova do Encceja 2019. O prazo para apresentar a justificativa encerrou em dezembro. Ela é obrigatória para quem se inscreveu no Encceja 2019, mas não fez todas as provas.

Período de inscrições: 11 a 22 de janeiro de 2021

Prova: 25 de abril de 2021

 

CONHEÇA O ENCCEJA  

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.  

Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.  

Fonte: G1


ÚLTIMA EDIÇÃO

GALERIA