COVID PASSA A INTEGRAR LISTAS DE DOENÇAS DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Outras seis doenças passaram a integrar essa lista


As doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez foram atualizadas para 2021, por causa do avanço da pandemia. Com isso, a COVID-19 e outras seis doenças passaram a integrar essa lista.

A aposentadoria por invalidez é concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a todos os trabalhadores incapazes de desenvolver suas atividades laborais de forma permanente. 

Thomas Carlsen, co-fundador e COO da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal, esclarece que a aposentadoria por invalidez é uma solução que auxilia muitos trabalhadores que perderam totalmente a capacidade de atuar profissionalmente. Para o especialista, com as novas complicações trazidas pela COVID-19, é interessante que as sequelas da doença sejam consideradas para a concessão do benefício de auxílio doença e aposentadoria aos brasileiros.




As novas doenças da lista, além da COVID-19, são:


- AIDS

- Doença de Parkinson

- Epilepsia

- Alienação mental

- Hanseníase

- Esclerose múltipla


Como solicitar aposentadoria por invalidez


Para solicitar da aposentadoria por invalidez, a pessoa precisa dar entrada no pedido de auxílio doença, que possui os mesmos requisitos da aposentadoria. Embora haja um período de carência de 12 contribuições mensais para que o requisito seja possível, há algumas situações em que o direito ao benefício dispensa a carência.

Os segurados que precisam solicitar a aposentadoria por invalidez devem entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 para marcar um atendimento, o que também pode ser feito através do site.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.