COMO LIDAR COM O LUTO NESTE MOMENTO DE PANDEMIA
Ao fugir do sofrimento causado pelo luto, podemos cair em depressão
Por Adriana Meneguini
O luto é um processo pelo qual elaboramos e lidamos com nossas perdas.
Somos acostumados a uma cobrança, inclusive social, de que devemos estar sempre bem e alegres, não conversamos sobre nossas perdas e muito menos sobre a morte, somos incentivados a celebrar a vida, a juventude, a felicidade o tempo todo. Mas a morte, as perdas e mudanças fazem parte da nossa vida e ainda mais nesse momento difícil pelo qual estamos passando, com uma avalanche de mudanças, muitas perdas e mortes, por conta da Covid, como não se entristecer e enlutar?
Isso pode intensificar ainda mais nossas dificuldades em aceitar o luto como um processo normal, que precisamos passar e que inclusive nos trará fortalecimento emocional. Poder se enlutar é uma conquista, revela amadurecimento e integração da personalidade. O problema é quando utilizamos defesas muito primitivas e rígidas par lidar com o luto e com as perdas.
No intuito de fugir do sofrimento e do temor de não conseguir ter capacidade para enfrentar tal momento, defesas patológicas podem ser utilizadas e então, o indivíduo pode entrar em depressão.
Esta pode apresentar vários graus, de leve a muito intensa. Tudo vai depender de como a pessoa lida com suas perdas, sua história de vida, e a força do seu ego paara lidar com as emoções, com o amor, o ódio, etc.
A Depressão, de acordo com o Psicanalista Winnicott é uma doença relacional, ligada à problemas com a culpa e com a destrutividade inerente à natureza humana , cujo o diagnóstico -que depende da avaliação da estrutura da personalidade constituída e força do ego-precisa ser realizado a luz da linha do amadurecimento pessoal, pois assim é possível caracterizar a doença de acordo com as falhas ambientais , observar as defesas organizadas e estabelecer a forma de tratamento.
Adriana Meneghini é especialista em Clínica
Psicanalítica e analista Winnicottiana em formação
pelo IBPW, oferece atendimento a pacientes em luto e deprimidos.
Atendimentos on-line e presencial
Contato 16 9 9995 8076