VARIANTE DELTA É MONITORADA NO BRASIL

Duas mortes foram registradas no Brasil pela variante do coronavírus denominada de Delta, identificada pela primeira vez na India


Até o momento, 11 casos da variante delta foram confirmados no Brasil, sendo seis no navio que segue na costa do Maranhão, um em Campos dos Goytacazes (RJ), um em Juiz de Fora (MG), dois em Apucarana (PR) e um em Goiânia.


ANÚNCIO



Segundo o Ministério da Saúde, duas mortes ocorreram até o momento. O primeiro caso foi no Paraná, de uma gestante de 42 anos, confirmado em 18 de abril após sequenciamento genético. Na investigação, constatou-se que ela havia passado pelo Japão. Na época, ainda não se tinha notícia da cepa, identificada pela primeira vez na Índia em outubro do ano passado. O outro caso é de um homem de 54 anos, tripulante de um navio que ficou atracado no Maranhão.

Segundo o Ministério da Saúde, "todos os pacientes estão isolados e os contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) locais".

Em um estudo publicado pela revista científica Cell, que contou com a participação da Fiocruz, cientistas apontaram que a variante pode aumentar o risco de reinfecção, já que o soro de pessoas previamente infectadas por outras cepas - como a gama, de Manaus, predominante no Brasil, são menos potentes diante da nova mutação.


O avanço da variante delta tem provocado uma piora da pandemia em diversos países. A Rússia registrou nesta terça-feira (29) um recorde diário de mortes por Covid-19 e a Austrália determinou o confinamento de quase 10 milhões de pessoas (cerca de 40% da população do país).



Com informações do UOL e do G1.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.