PROFESSORES CRIAM CURSINHO GRATUITO
Em Guará, um grupo de professores participa de um projeto voluntário para ajudar jovens a se prepararem para vestibulares
O Cursinho Popular Paulo Freire teve incício em 2018 por iniciativa do professor de História, Lucas da Silva Luiz, 27, formado pela UFTM - Uberaba, que sempre sonhou com uma educação mais inclusiva.
Junto a outros 19 professores e mais cinco pessoas que cuidam da administração, eles criaram o projeto que já atendeu mais de 200 alunos de forma gratuita, sendo que mais da metade estão hoje cursando universidades públicas, segundo informações de Lucas.
Durante a pandemia as aulas acontecem de forma remota, geralmente no período noturno, das 19h ás 21h30, de segunda a sexta-feira, e ocasionalmente aos sábados em formatos de live ou aulão.
Antes da pandemia o projeto contou com apoio da prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal da Educação, que cedeu o espaço de uma unidade escolar para realização das aulas.
Este ano foram abertas duas turmas com 20 vagas cada e de acordo com Lucas, até o momento haviam 50 inscrições. O professor informa que o critério para seleção é a ordem de inscrição, ou seja, os primeiros 40 inscritos fazem o cursinho.
As aulas se iniciarão no dia 12 de julho, por meio de vídeo-aulas e videoconferências, disponibilizadas posteriormente para os alunos. Além das disciplinas do Ensino Médio, foram incluídas três novas áreas: Educacao Fisica, Empreendedorismo e Linguagem Corporal.
As inscrições podem ser realizadas por AQUI.

















