INCÊNDIOS NA REGIÃO DEIXAM RASTROS DE DESTRUIÇÃO
Animais, vegetação nativa e nascentes estão sendo destruídos
Na região, a última semana foi marcada por ínúmeros incêndios nas áreas rurais, deixando um verdadeiro rastro de destruição.
Na área urbana, a qualidade do ar piorou drasticamente com a fumaça e no campo, plantações, vegetações nativas e animais foram queimados. Com a queima das áreas verdes, os incêndios também estão causando a redução dos olhos d’águas e nascentes.
Também prejudicam agricultores, que já estimavam perdas com as fortes geadas enfrentadas há cerca de 1 mês, e somados ao fogo e à seca do momento, esse já é considerado um dos piores anos no campo.
TRABALHO EM CONJUNTO
Com apenas 1 caminhão para apagar incêndios que muitas vezes ocorrem simultaneamente em vários pontos, os bombeiros de Orlândia estão contando com ajuda de caminhões pipas das prefeituras e das usinas da região. Eles atendem a uma área correspondente a 10 municípios.
Os incêndios ocorrem por vários motivos, sendo um dos principais fatores a imprudência e falta de conscientização da população.
Anúncio
De acordo com estatísticas, um fator de várias ocorrências é o descarte de cigarros acesos pela janela de autos em rodovias. Outros são a perda de controle de queimadas realizadas para “limpeza”. Também por incendiários e/ou piromaníacos (fogos e balões).
Os incêndios também podem ser causados de forma natural, decorrentes de incidência direta de raios solares em cacos de vidros em forma de lentes, e outros fatores mais raros, como num caso ocorrido neste domingo (22) próximo ao pedágio entre Guará e Ituverava.
Um caminhão de algodão pegou fogo e com o vento, o fogo se alastrou, atingindo uma plantação de cana às margens da Anhanguera. A grande fumaça causada pelo incêndio se espalhou chegando às cidades da região.
A Polícia Rodoviária informou que o motorista percebeu o problema, parou e saiu do veículo, mas precisou ser medicado porque inalou bastante fumaça. O Corpo de Bombeiros e caminhões de uma usina controlaram o incêndio.
Confira abaixo algumas cenas dos rastros deixados pelas queimadas na região neste mês de agosto.
























