GRUPO PROMOVE AÇÃO PARA CONSCIENTIZAR SOBRE AUTISMO EM GUARÁ
Um bate papo sobre o tema e uma caminhada estão sendo organizados para essa semana
Organizadores da ação: Vilma Macri, Cristiane Moura, vice prefeita Maura Moreira, Lidiane Moura, Diego Souza / Fotos: arquivo pessoal
Domingo, dia 2 de abril, é o Dia Nacional da Conscientização do Autismo.
Aproveitando a data, um grupo de moradores de Guará iniciou um movimento para conscientização sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autismo, com caminhada e um bate-papo com fonoaudióloga, psicopedagoga, psicóloga e terapeuta ocupacional para trazer mais informação aos profissionais da área de ensino, estendendo também para a população.
O bate-papo acontecerá no próximo dia 30 (quinta-feira), das 18h às 19h40 na Escola Urbano de Andrade. Já a caminhada será no dia 1 de abril, sábado, com previsão de início às 8h30 em frente a Caixa Econômica Federal.
De acordo com os organizadores, esse movimento teve início no ano passado, após notarem as dificuldades e os desafios da população da cidade com a questão.
“Eu, minha irmã Cristiane Moura, minha prima Vilma Macri e meu amigo Diego Souza temos em comum sobrinhos autistas e trocando informações sobre quando nossas famílias tiveram os diagnósticos e como têm sido os desafios do dia-a-dia, decidimos unir forças e lutar por essa causa, não pensando apenas nos nossos sobrinhos, mas em todas as crianças e adolescentes da cidade”, comenta Lidiane Moura, integrante do movimento.
Eles realizaram com sucesso a primeira ação no ano passado, que foi a caminhada, e este ano o movimento cresceu. Falando mais sobre o assunto, outras pessoas foram chegando e aderindo ao movimento. “Soubemos de vários casos na cidade com diagnóstico fechado, outros com diagnóstico em andamento e muitos casos em que as famílias por falta de conhecimento, da não aceitação e por falta de recursos em si, ainda não procuraram ajuda ou acompanhamento de profissionais”, diz Lidiane.
No ano passado a caminhada contou com apoio da prefeitura da cida e do Projeto Social Correr Começando do Zero, além dos amigos e familiares. “Deu super certo, a quantidade de participantes nos surpreendeu. De lá para cá temos conversado bastante com alguns vereadores e pessoas influentes na gestão pública do município justamente para nos ajudar a trazer mais informação, projetos para incluir e promover o acompanhamento médico, terapêutico e pedagógico, e principalmente adequar as leis municipais para que essas crianças e adolescentes possam gozar dos seus direitos, serem respeitadas e inclusas de verdade na sociedade”.
Para os organizadores da ação, o bate papo na escola irá abrir ainda mais as portas para que outras ações sejam realizadas com sucesso.
















