Projeto USP Música Criança busca patrocinadores para 2026




O projeto USP Música Criança 2026, iniciativa voltada à formação musical gratuita de crianças e adolescentes, foi oficialmente aprovado pelo Ministério da Cultura e já está aberto para captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Empresas e pessoas físicas que declaram Imposto de Renda devido podem destinar parte do tributo para apoiar a ação, sem custo adicional, por meio do PRONAC 256484.


Com um valor aprovado de R$ 1.101.952,50, a iniciativa dará continuidade a um trabalho reconhecido em São Joaquim da Barra, expandindo suas atividades para as cidades de Jaboticabal e Jardinópolis. O projeto conta com suporte pedagógico do Departamento de Música da FFCLRP-USP, por meio do NAP-CIPEM, e apoio técnico da Associação Filadélfia, enquanto em São Joaquim da Barra mantém parceria com a Joia Fraternal Jorge de Lollo.


Formação musical e expansão

Em São Joaquim da Barra, o USP Música Criança oferece cursos gratuitos de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta, clarinete, saxofone e metais), percussão, piano e canto coral, destinados a alunos de 6 a 18 anos. Nas novas unidades de Jardinópolis e Jaboticabal, o foco inicial será a iniciação musical e cursos de cordas, como violino e violoncelo.


A metodologia do projeto segue a Filosofia Suzuki, que prioriza o desenvolvimento integral do indivíduo por meio da arte. Para o coordenador geral e pedagógico, Ladson Bruno Mendes, a música vai além do aprendizado técnico: “Nosso objetivo é utilizar a música como instrumento de desenvolvimento cognitivo, social e educacional de crianças e adolescentes”.


Resultados e metas para 2026

Em 2025, o projeto contou com apoio do Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, patrocinado por empresas que contribuíram em diferentes níveis: Ouro – Usina Alta Mogiana S/A; Prata – Venturoso, Valentini & Cia Ltda; Bronze – Busa e Olhos d’Água.


Para 2026, o USP Música Criança prevê:

    -364 vagas em cursos gratuitos distribuídas entre os três núcleos;

    -Seis apresentações artístico-pedagógicas com entrada gratuita para a comunidade;

    -Expansão para Jaboticabal e Jardinópolis, com turmas de violino e violoncelo;

    -Plano de acessibilidade completo, garantindo inclusão de pessoas com deficiência (PcD).

Como apoiar

Empresas tributadas pelo Lucro Real e pessoas físicas que utilizam o formulário completo do Imposto de Renda podem direcionar parte do tributo devido para o projeto. O investimento contribui para a continuidade de uma iniciativa consolidada, que já impactou centenas de jovens, e oferece visibilidade institucional para os patrocinadores junto a um público de relevante valor social.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.