RETOMADA DAS OBRAS DA E.T.E
Além da criação do Projeto Cidade Digital, que terá início no dia 25 de setembro

Na manhã de hoje, 15, o prefeito Mareclo Mian e assessores se reuniram junto a imprensa para divulgar a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de São Joaquim da Barra.
No começo deste mês, o prefeito assinou o termo aditivo para o reinício da construção, segundo o órgão DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, serão liberados dois milhões e meio de reais nesse ano e o restante em 2018 para o término da E.T.E. O investimento total será de 10,4 milhões e inclui a construção de uma Estação de Tratamento Compacta tipo UASB, que opera com reatores mistos (processo anaeróbio seguido de lodo ativado por aeração prolongada) e biofiltro anaeróbio submerso; 800 metros de emissário de esgoto bruto e 250 metros de emissário de esgoto bruto e 250 metros de emissários de efluentes tratados.
A unidade terá capacidade para tratar 100% do esgoto doméstico de São Joaquim da Barra, beneficiando mais de 57 mil moradores (população prevista para 2030). Essa ETE vai permitir a remoção de aproximadamente 86 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico que é lançado in natura no Rio Sapucaí.
Na coletiva, o prefeito disse que a ETE será um divisor de águas para o desenvolvimento de São Joaquim da Barra. "A Estação de Tratamento de Esgoto é uma obra estruturante e será um divisor de água para o desenvolvimento da cidade. Vamos parar de poluir o Rio Sapucaí e os córregos São Joaquim e Olaria. Além disso, vai permitir o desenvolvimento. Com a retomada da Estação, com certeza São Joaquim da Barra vai poder sonhar com desenvolvimento, com novos loteamentos, casas populares e Distrito Industrial para trazer mais empresas e gerar emprego e renda para o município”, disse.
Na ocasião, o chefe do executivo aproveitou para anunciar mais uma boa notícia para a cidade: o Projeto Cidade Digital. “Recebemos um ofício de Luciano Carlos Fonseca, Diretor de Operações da Empresa que ganhou a licitação do nosso Projeto Cidade Digital. O documento diz que as obras terão início no dia 25 de setembro. Serão 22 quilômetros de cabeamento óptico, e com isso, poderemos interligar setores de educação e saúde. Também teremos três pontos de internet gratuita na Praça sete de Setembro, na Praça do João Paulo II e no Parque dos Lagos. Isso vai proporcionar internet gratuita e propiciar a realização videomonitoramento para melhorar a segurança do município. É um projeto muito importante. Serão investidos um milhão e seiscentos mil reais. Está sendo de muita alegria e gratificante pra nós”, encerrou o Prefeito.
















