SINAL ANALÓGICO DEVE SER DESLIGADO ATÉ NOVEMBRO NA REGIÃO

Daniela Honório, da Seja Digital, esclarece as principais dúvidas



Image title

O processo de mudança do sinal de TV para digital teve início em abril de 2015 e até 2018 prevê-se o desligamento do sinal analógico em mais de 1300 municípios brasileiros.


A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.


Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.


Na região de Franca os sinais devem ser desligados até novembro de 2017, como confirma a gerente regional da Seja Digital, Daniela Honório na entrevista para o site da INSIDE que segue abaixo.

Inside - Quando será desligado o sinal analógico na região de Franca?

Daniela Onório - O sinal analógico de TV será desligado em Franca e outras 24 cidades da região no dia 29 de novembro desse ano. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital e para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.


Inside - Quais as cidades da região que terão o sinal desligado?

Daniela - Além de Franca, o sinal analógico também será desligado em Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.


Inside - As pessoas vão pagar pelo sinal digital?

Daniela - Não. Os canais abertos de TV continuarão transmitindo a programação de maneira gratuita, como sempre foi.


Inside - O que precisa ser feito para não ficar sem ver TV?

Daniela - Para continuar assistindo à programação da TV aberta, as casas precisam estão preparadas para receber o sinal digital. É necessário instalar uma antena digital e verificar se a TV precisa de um conversor.


Inside - Por que o sinal digital é melhor que o analógico?

Daniela - A principal vantagem é um aumento significativo na qualidade de imagem e som, que chegarão sem ruídos ou interferências aos telespectadores, além da possibilidade de ampliação da oferta de conteúdo relacionado à grade de programação das emissoras.


Image title

Inside - Como fazer para saber se a TV já é digital ou se é preciso comprar um conversor?

Daniela - Para identificar se sua casa está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão, as pessoas precisam saber que nem toda antena consegue captar o sinal digital. A antena deve ser digital e a recomendação é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Além disso, se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal e se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também. Para ter certeza, o ideal é consultar o manual do fabricante.


Inside - Se a pessoa tiver uma TV analógica, precisará comprar uma televisão nova?

Daniela - Não. Todas as TVs podem ser utilizadas para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, a TV pode precisar de adaptações. Se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.


Inside - O que é a Seja Digital?

Daniela - A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. Nosso principal objetivo é informar e orientar a população sobre essa mudança, além de distribuir kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.


Inside - Quantos kits gratuitos serão distribuídos na região de Franca? E em São Joaquim da Barra?

Daniela - Cerca de 67 mil kits gratuitos serão distribuídos nas 25 cidades da região, sendo mais de 1500 kits somente na cidade de São Joaquim da Barra.


Inside - Quem tem direito a receber os kits?

Daniela - Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. São mais de 20 programas, entre eles: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec etc.


Inside - O que as pessoas devem fazer para receber o kit?

Daniela - As famílias beneficiárias devem acessar o site (sejadigital.com.br/kit) ou ligar gratuitamente para 147 e verificar se estão participando da distribuição. Caso tenham direito ao kit gratuito, basta que realizem o agendamento, escolhendo data, local e horário para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital na região. Para agendar, é necessário estar com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.


Inside - É importante que todas as pessoas se preparem para o desligamento?

Daniela - Sim. Trabalhamos para que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som de cinema, tudo gratuitamente. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás.



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.