VOLUNTÁRIOS QUEREM ARBORIZAR SJB

Várias ações vêm sendo realizadas nos bairros e horto da cidade


Image titleAcima, os voluntários Taimara Cavalheiro, João Victor Tazinaffo, Renata Ceribeli, Márcio Ceribeli, Gislaine Ricardo da Rocha.Luciano Rivadavio dos Santos Miguel, Vanessa Oliveira, Márcio Egidio, Vanessa Bomfim, Wilson Fornel, Marthelle Ignácio Bonato, Daniela Midori Nishida Carvalho.

Eles são universitários, empresários, funcionários públicos, professores, alunos, cidadãos e têm em comum o desejo de transformar a cidade onde moram em um lugar melhor, a começar por seu meio ambiente. Um grupo que começou no Facebook e foi agregando amantes da natureza até que se constituiu na prática em uma associação, a AJAMA.

Com o objetivo de arborizar a cidade, ganhou o apoio do Setor do Meio Ambiente da prefeitura e de empresas do município formando uma grande corrente do bem. A primeira ação do grupo foi a reativação do Viveiro de Mudas do Horto Municipal, e para tanto mobilizou vários voluntários.

Recentemente o grupo criou o Projeto de arborização “Praças Temáticas – Semeando o Futuro”, a fim de colocar em prática a ideia de plantar árvores voluntariamente. O primeiro bairro a receber o projeto foi o Júlio de Lollo, onde o grupo plantou 60 mudas de Ipês roxos na Praça das Quadras. Para tanto, o grupo envolveu a população dos arredores da praça, incluindo as crianças, que receberam a missão de tomar conta das mudas plantadas. Um detalhe interessante é que as mudas ganharam os nomes das crianças envolvidas.

“O objetivo é que o morador dos arredores tenha o apego emocional pela árvore, pois ao fazer o plantio ele se sente responsável pela árvore que plantou e a adota, passando a fazer os cuidados como rega e condução”, diz Márcio Egidio, um dos membros da associação.

Neste mês de novembro foi a vez da Praça São Pedro e São Paulo no Jardim Santa Lúcia receber o plantio. As mudas foram doados pela Usina Alta Mogiana e o plantio realizado em parceria com a Prefeitura, CELAN (Central Elétrica Anhanguera), Cartório de Notas e Protesto e alunos da ETEC Pedro Bradran.

É possível tirar dúvidas, acompanhar ou mesmo participar do projeto através da página do Facebook “Vamos arborizar São Joaquim da Barra SP”.

INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.