BIOPHILIC DESIGN - POR ALINE TUZZI

Reconectando as pessoas com o ambiente natural




Design Biofílico é um conceito arquitetônico e urbanístico que busca ferramentas para reconectar as pessoas com o ambiente natural. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. O conceito começou a ser mais difundido nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson e parte do princípio que os seres humanos necessitam se conectar a natureza.

Em mundo urbano de tecnologia e arquitetura industrial, essa ligação fundamental entre homem e natureza pode, às vezes, parecer praticamente perdida. Portanto o conceito chega para resgatar os ambientes naturais e trazê-los aos espaços construídos pelo homem.  Ao incluir conscientemente a natureza na arquitetura, nós nos reconectamos de forma inconsciente, levando a grande amplitude do ambiente externo para o nosso mundo construído, afetando a forma como nos sentimos, trabalhamos e criamos. Foi comprovado que o design que nos conecta à natureza nos inspira, aumenta a nossa produtividade, redução o estresse, redução a pressão arterial, além de contribuir para o bem estar e satisfação geral da pessoa.


A comprovação científica dos benefícios do conceito levam as grandes empresas de tecnologia que disputam e cultivam profissionais de alto desempenho, como Apple, Amazon e Google, a incluir o design biofílico nos projetos de suas empresas, e cada vez mais, empresas e cidades no mundo todo já estão aderindo ao conceito, pois reconhecem o valor de um ambiente mais humano, natural e confortável. No varejo, um design biofílico ajuda os clientes a permanecerem mais tempo nas lojas. Nos colégios, estimula a concentração. Nos hospitais, acelera o ritmo dos tratamentos. E, nos escritórios aumenta a produtividade e reduz doenças nos funcionários.

Quando falamos sobre design natural, nosso primeiro pensamento são jardins e muitas plantas. Mas esse é apenas um dos modos de nos conectarmos com a natureza.

Podemos implementar o Design Biofílico usando janelas e portas de vidros que dão acesso e vista para a natureza em locais onde isso seja possível, como parques, rios, matas, praias, aproveitando ao máximo a iluminação natural sem que fiquem iluminados em demasia, e a circulação de ar sem tornar o ambiente desconfortável. A vegetação é elemento base para trazer sensação de conexão com a natureza. A presença do verde é benéfica para os nossos olhos sem falar que elas vão purificar o ar do ambiente.

Nem sempre é possível ficar de janelas abertas, por causa da poluição e do barulho, mas abrir a janela uma vez por dia, por 10 minutos, já renova o ar.

Podemos usar materiais naturais e formas orgânicas, como pedras, madeira, bambu, terra. Tudo isso reforça nossa conexão sensorial com o que é natural e por consequência nos torna mais sensíveis ao simples e ao belo.

Devemos pesquisar as cores mais adequadas para cada ambiente de acordo com as atividades desenvolvidas nele.

E se quiser aplicar o conceito em ambientes de sua casa, com baixo custo e sem nenhuma reforma, basta ir adicionando plantas a ele e terá um ambiente agradável e produtivo.

Aline Hespanholo Tuzzi  - AHT
Arquitetura e Urbanismo
Rua Piauí, 1605, São Joaquim da Barra
(16) 99221-7957



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.