BEBÊ MORRE ENGASGADA EM ORLÂNDIA

Após ingerir a papinha


Image titleManobra que pode auxiliar a criança

Uma bebê de seis meses morreu engasgada nesta quarta-feira, dia 30, em Orlândia.

A pequena Aylla Monteiro estava sendo alimentada pela mãe, quando ao ingerir a papinha se engasgou. Segundo o site Novacidade, a criança foi imediatamente levada ao hospital, mas não resistiu. O corpo de Aylla foi sepultado na manhã de hoje.


Lidar com o engasgamento de crianças não é nada simples. De acordo com informações do Secretaria de Saúde o primeiro passo é observar se o bebê está com a pele arroxeada ou pálida, sinais de que ele está engasgado. A pediatra Augusta Regina Nespoli Bomfim, da Unidade de Urgência do Hospital Estadual Infantil de Vitória, orienta a não provocar vômito na criança. Ela recomenda que o adulto apoie a criança no antebraço, mantendo-a levemente curvada para baixo. Ainda nessa posição, deixe a criança de lado ou de barriga para baixo e dê tapas firmes em suas costas, mas não com muita força, até que o bebê consiga expelir o que provocou o engasgo.



A médica orienta aos pais que não sacudam a criança, pois esse movimento pode causar traumatismo ou deslocar o corpo estranho ingerido para locais mais profundos no pulmão.

“Essa técnica pode ser utilizada como uma tentativa de socorro, mas não é um socorro efetivo. Por isso, nessas situações é fundamental que a pessoa entre em contato com o socorro médico. Se possível, que uma pessoa faça a manobra na criança enquanto outra entra em contato com o Samu 192”, orienta a pediatra.
Fonte: GCN Franca


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.