FRANCA E SERTÃOZINHO NA LISTA DE CIDADES COM SURTO DE SARAMPO

Junto com Ribeirão, a região passa a ter três municípios com crescimento da doença


Image title

Franca e Sertãozinho estão na lista de cidades brasileiras com surto ativo de sarampo, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (13).


Com Ribeirão Preto, que já constava em relação anterior, a região passa a ter três municípios com crescimento nos números da doença com 13 casos confirmados e 54 suspeitos.


De acordo com o balanço, atualizado diariamente pela União, até o momento são 53 cidades de todo o país com o surto.


FRANCA

Com seis casos confirmados e 18 suspeitos, a Secretaria de Saúde de Franca anunciou mudanças na vacinação com a inclusão da tríplice viral - para sarampo, caxumba e rubéola - voltada a crianças entre seis e 11 meses, e que não substitui as doses de rotina que devem constar na caderneta de vacinação.


Ou seja, as crianças também deverão receber a tríplice viral aos 12 e aos 15 meses, para se protegerem do sarampo, da rubéola, da caxumba e da catapora.


Em caso de viagens, os bebês devem receber as doses com duas semanas de antecedência.

Além disso, o município mantém rotinas de imunização a moradores entre 1 e 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisam ser vacinadas.


As doses são ministradas gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) das 10h às 16h.



SERTÃOZINHO

Em Sertãozinho, a Secretaria de Saúde informou que já são 5 casos confirmados e 22 suspeitos e que tem seguido as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde.


Além do bloqueio por 72 horas de todos os pacientes sob suspeita, o município tem realizado a "operação varredura", com a vacinação dos moradores do mesmo quarteirão da pessoa contaminada.


Quanto à ampliação da imunização para além da faixa obrigatória, a secretaria comunicou que aguarda a diretriz oficial da União.


RIBEIRÃO PRETO

Em Ribeirão, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou esta semana o segundo caso de sarampo em um paciente de 34 anos. Em nota, a pasta informou que o homem havia viajado a São Paulo na semana anterior ao início dos sintomas, em 16 de julho.


No início de agosto, a secretaria confirmou o primeiro caso de sarampo em um menino, cuja idade não foi revelada.


Outros 14 casos suspeitos são investigados, entre os quais seis em crianças e oito em adultos. A Secretaria Municipal da Saúde descartou inicialmente o risco de uma epidemia.


Desde segunda-feira, crianças com idade entre seis e 11 meses começaram a receber gratuitamente a vacina tríplice viral, como medida de prevenção ao avanço do vírus no município, conforme determinado pela União.


Confira no link a lista com todas as cidades em surto ativo de sarampo no Brasil. 
Fonte: G1

INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.