AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL
A neuropsicóloga Ana Carolina esclarece quando é necessária a avaliação neuropsicológica infantil
Por Ana Carolina - neuropsicóloga da Clínica Integrale
A Avaliação Neuropsicológica Infantil compreende um processo de investigação sobre o perfil de funcionamento cognitivo da criança e do adolescente; pretende identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo. São avaliados os domínios da atenção, funções executivas, memória, praxia motora, linguagem, funções visuais, habilidades sociais e acadêmicas, além do funcionamento intelectual.
Estando a criança ainda em desenvolvimento, torna-se importante a avaliação com o objetivo de possibilitar as intervenções terapêuticas cabíveis, entre as quais a reabilitação neuropsicológica.
A Neuropsicologia trabalha com a descrição detalhada dos processos cognitivos, bem como a apresentação sistemática dos resultados analisados. Estes são analisados do ponto de vista quantitativo e qualitativo, tendo como pano de fundo as informações oriundas de outras fontes, como família, escola e terapeutas.
Alguns casos em que o encaminhamento à Avaliação Neuropsicológica infantil é realizado:
•Nascimento Prematuro;
•Acidente Vascular Cerebral Infantil;
•Traumatismo Cranioencefálico Infantil;
•Hidrocefalia;
•Autismo;
•Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
•Dificuldades atencionais;
•Dificuldades de aprendizagem;
•Atraso cognitivo;
•Distúrbios de comportamento;
•Transtornos no humor
•Dificuldades na socialização;
•Síndromes genéticas;
•Doenças neurológicas;
•Epilepsia;
•Anteriormente e posteriormente a procedimentos neurocirúrgicos, garantindo se a atuação médica prejudicou ou evoluiu as funções cognitivas do paciente.
O objetivo do relatório é registrar todo o processo de avaliação, fornecendo aos profissionais um auxílio diagnóstico e, principalmente, um direcionamento na tomada de decisão.
Fontes: Neuro&Psicologia
Silveira, F. IPOG