A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA

Por Giovana Carmanhan - Psicóloga




Image title
Por Giovana Carmanhan - Psicóloga na Clínica Integrale
Estamos vivendo em uma época onde o estresse e as violências dominam o cotidiano das pessoas, provocando sérios distúrbios psicológicos. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é assumir-se louco, quando na verdade terapia é um ato de coragem das pessoas que desejam adquirir seu autoconhecimento , melhorar suas relações e compreender seus sentimentos.

As pessoas costumam procurar a psicoterapia como um dos últimos recursos para seus sofrimentos internos. No entanto, não é apenas quando há um sofrimento aparente que o psicólogo pode ser útil, em muitas vezes procurar o psicólogo logo no início de algum impasse ou dúvida pode ser extremamente proveitoso.

Sintomas como angustias, ansiedade, depressão, estresse podem ser tratadas pela psicoterapia; assim como problemas de relacionamentos, frustações pessoais; duvidas profissional; são questões que tratadas em psicoterapia ajudam no direcionamento e uma melhor compreensão.

Para quem nunca procurou psicoterapia, às vezes pode se sentir envergonhado ou desconfiado ao falar sobre questões tão íntimas com um estranho, o que é esperado e normal nas primeiras sessões. Mas diferente de um amigo ou familiar, o psicólogo estará lá para ouvi-lo sem julgar, sem criar expectativas a seu respeito, sem comparar sua situação com a dele. Por isso, busque por profissionais que confie e que você se sinta bem, pois aquele é o momento para se abrir, é o seu espaço para falar sobre qualquer incomodo que esteja sentindo, mas principalmente, é o momento para se questionar sobre sua forma de agir, rever certos aspectos da sua vida e estar disposto a mudar hábitos antigos.


O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.

Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos.

A terapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais. O tratamento é útil para os que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social.

Muitos de nossos problemas acontecem porque não compreendemos como funciona a mente que nos habita ou não entendemos porque agimos de determinada maneira, por exemplo, quando lidamos com a depressão, ansiedade, fobias e transtornos alimentares; o psicólogo pode nos ajudar e ser um grande aliado em resolver esses e outros problemas.

Pensando na importância da saúde mental, a Campanha Janeiro Branco juntamente com psicólogos e outros profissionais da saúde, estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados: “quem cuida da mente, cuida da vida”; “quem cuida das emoções, cuida da humanidade”; “quem cuida de si, já cuida do outro”; “sem psicoeducação não haverá solução”; “autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental”; “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”; “saúde mental pressupõe políticas públicas” e várias outras orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos para os cuidados consigo, com os outros e, também, para a importância das lutas por políticas públicas em defesa da Saúde Mental de todos.
Quem cuida da mente, cuida da vida!

Fonte: https://blog.psicologiaviva.com.br/https://www.psicologiasdobrasil.com.br
https://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/


GALERIA