OBESIDADE INFANTIL: APRENDA A OBSERVAR OS HÁBITOS ALIMENTARES DO SEU FILHO DURANTE A PANDEMIA
Os hábitos alimentares, os produtos hipercalóricos e a falta de atividades física são um dos fatores para que a obesidade infantil no Brasil esteja crescendo tão rapidamente
Por: Maria Júlia Blanco
A obesidade infantil pode ser um fator de risco durante o isolamento social, os dados do (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) IBGE revelam que no Brasil, 36,6% das crianças estão acima do peso.
No momento em que o país se encontra é fundamental que as famílias tenham uma alimentação balanceada para evitar justamente consequências futuras. A obesidade infantil deve ser tratada principalmente nos tempos de pandemia, onde não se pratica exercícios como de costume e os hábitos alimentares são inadequados.
A nutricionista Thamires Silva, esclareceu algumas questões para a Inside. “O excesso de gordura corporal está associado aos riscos de saúde, devido a suas relações com várias complicações metabólicas, faz diminuir a resposta imunológica.”
O exagero muitas vezes leva a criança a sofrer de baixa autoestima, sem contar as inúmeras consequências que surgem a partir disso, como problemas ortopédicos, de infecções respiratórias e de pele, de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado.
MAUS HÁBITOS
ALIMENTARES
Uma alimentação saudável deve ser acompanhada de alimentos naturais como: frutas, legumes, verduras, oleaginosas, leite e derivados, sucos naturais e água mineral. É importante que a família tome a iniciativa de incentivar as crianças a experimentarem alimentos nutritivos, isso ajudará no desenvolvimento dos pequenos.
“A criança se torna obesa devido aos maus hábitos alimentares. O consumo de produtos alimentícios e bebidas industrializadas tem se tornado cada vez mais frequente, com isso, a alimentação é composta por excesso de farinhas refinadas, açúcar, sal e gordura.” Afirma a nutricionista.
COMO DESPERTAR O
INTERESSE?
Existem maneiras simples para ajudar os pais ou responsáveis a despertar o apetite e interesse da criança de forma sadia, como:
· Deixar a comida exposta em áreas de fácil acesso na casa;
· Oferecer os alimentos sempre que forem consumir;
· Realizar o preparo de diferentes modos;
· Explorar as texturas de cada alimento, diversificar as cores e decorar os pratos para tornar as preparações mais atrativas visualmente.
O adulto responsável pode participar com a criança, criando momentos únicos entre os dois, experimentando algo novo e ocupando o momento disponível de maneira produtiva.
RECEITAS SAUDÁVEIS
Existem ainda algumas receitas que podem ser desenvolvidas pelas crianças, com o auxílio dos pais ou acompanhante responsável:
Sorvete de morango
INGREDIENTES:
10 unidades de morangos médios;
2 bananas maçã maduras;
5 cubos de gelo;
150g/ml de leite gelado ou água.
MODO DE PREPARO:
Corte as frutas e em seguida acrescente todo o ingrediente em um liquidificador, bata em velocidade média por cerca de 10 minutos. Coloque a mistura em um recipiente e leve ao congelador por 4 horas e pronto. Pode ser servidas com frutas in natura picadas.
Coxinha de Batata-Doce com Frango
INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de aveia em flocos;
100g de batata-doce cozida;
200g de filé de frango temperado, cozido e desfiado.
MODO DE PREPARO:
Bata todos os ingredientes no processador de alimentos, quando estiver com uma consistência uniforme, modele com as mãos molhadas ou untadas.
Leve ao forno para dourar por cerca de 20 minutos. Pode também ser assada na Air Fryer.
Trufa de Banana com Chocolate
INGREDIENTES:
2 unidades de banana-nanica madura amassada;
½ xicara de chá de açúcar;
1 xícara de chocolate em pó, 70% cacau;
1 Colher de sopa rasa de manteiga;
1 colher de chá rasa de canela em pó.
MODO DE PREPARO:
Junte todos os ingredientes em uma panela grossa, misture bem e leve ao fogo médio. Quando iniciar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Espalhe um pouquinho de manteiga nas mãos, faça bolinhas e passe no chocolate, 70% cacau. Você pode colocar em formas pequenas de papel.