APÓS PRESSÃO, SAÚDE ANUNCIA “PLATAFORMA INTERATIVA” PARA DADOS DA COVID-19

Falta de transparência na divulgação dos dados gerou reação da sociedade civil, membros do judiciário e especialistas em saúde


Após dias de pressão pela falta de transparência na divulgação dos dados do novo coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou na noite deste domingo, 07, que vai lançar uma plataforma interativa sobre a doença no país. O objetivo, diz a pasta, é proporcionar as informações de forma “mais simples e de fácil entendimento e acesso à população em geral”.

Desde a semana passada, os números de novos casos confirmados e de óbitos em decorrência da covid-19 têm sido divulgados após às 22 horas. A contagem vem omitindo o número total de mortos registrado no país desde o início da pandemia, em fevereiro.

O Ministério da Saúde chegou a dizer que queria recontar os óbitos, alegando vítimas a mais por outras doenças. Na avaliação da cúpula da pasta, Estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiar de recursos federais.


O novo modelo de divulgação vai atualizar os dados de óbito com base na data da morte e não mais na data em que se confirmou que a pessoa morreu por coronavírus. “O uso da data de ocorrência (e não da data de registro) auxiliará a se ter um panorama mais realista do que ocorre em nível nacional e favorecerá a predição, criando condições para a adoção de medidas mais adequadas para o enfrentamento da covid-19 nos âmbitos regional e nacional”, diz a Saúde.

A pasta promete, ainda, voltar a disponibilizar o número de casos acumulados. A partir de agora, a nova plataforma pretende mostrar dados do Brasil, de regiões, estados, capitais e regiões metropolitanas “com os respectivos gráficos de evolução diária dos novos registros”.

Apesar do anúncio, o governo não informou em quais horários serão divulgadas as informações. Na gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, a publicação ocorria às 17 horas. Com Nelson Teich, passou para 19 horas. 

Fonte: Exame

 





INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.