APÓS VOLTAR À CLASSIFICAÇÃO VERMELHA, RIBEIRÃO PRETO REGISTRA 111 NOVOS CASOS DE CORONAVIRUS EM 24 HORAS
A cidade possui 2.139 confirmações da doença e 53 mortes; não há números oficiais sobre curados
O Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado na tarde de ontem, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto mostrou que em 24 horas foram confirmados 111 novos casos da doença na cidade. Ao todo, são 2.139 casos positivos para o coronavírus e 53 mortes. Foram 8.304 notificações suspeitas da doença e 4.719 testes com resultado negativo. Ainda são aguardos resultados de 1.445 testes colhidos em pacientes com suspeita da doença.
Oficialmente, Ribeirão Preto não possui levantamento exato, ou mesmo estimativa, sobre a quantidade de pessoas que foram curadas da doença. Os boletins mostram informações sobre quantas notificações, casos positivos, negativos, óbitos e também a quantidade de leitos de UTI e enfermaria que estão ocupados na cidade. Segundo declarou o secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini, há uma diferença entre um paciente que recebeu alta e um paciente que não possuí mais o vírus no organismo. Mesmo os pacientes que saíram da internação e estão em casa, continuam em quarentena por mais 14 dias.
Outro levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que na região da DRS XIII, que contempla Ribeirão mais 25 municípios, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 é de 59,41%.
Dos 20 hospitais com leitos para coronavírus na região, três
estão com 100% de ocupação: Santa Casa de Monte Alto, que tem cinco leitos de
UTI e cinco pacientes internados; Beneficência Portuguesa de Ribeirão (Nova
Bene), com todos os quatro leitos ocupados; e o Hospital Estadual de Serrana,
com os três leitos de Covid-19 ocupados. Ao todo, na região, são 101 vagas de
UTI para coronavírus, e nesta quinta-feira, 11, 60 estão ocupadas. Nos leitos
de enfermaria, a ocupação é de 52,17%. Dos 184 leitos, 96 estão ocupados.
RETORNO À CLASSIFICAÇÃO VERMELHA
Por conta do aumento nas mortes e pessoas internadas com coronavírus, a região de Ribeirão Preto terá de voltar para a primeira fase, a vermelha, do plano de retomada do estado e fechar novamente o comércio considerado não essencial, imobiliárias, concessionárias e escritórios. Portanto, estabelecimentos que estavam autorizados a reabrir, com restrições, desde o último dia 1º, terão de voltar a fechar as portas nos 26 municípios que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde XIII (DRS). As cidades são: Altinópolis; Barrinha; Batatais; Brodowski; Cajuru; Cássia Dos Coqueiros; Cravinhos; Dumont; Guariba; Guatapará; Jaboticabal; Jardinópolis; Luís Antônio; Monte Alto; Pitangueiras; Pontal; Pradópolis; Ribeirão Preto; Santa Cruz Da Esperança; Santa Rita Do Passa Quatro; Santa Rosa De Viterbo; Santo Antônio Da Alegria; São Simão; Serra Azul; Serrana; Sertãozinho.
Fonte: Revide