PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA - LIVE COM SUZI BARBOZA

Suzi apresenta seus possíveis projetos para São Joaquim da Barra



Em ano eleitoral a INSIDE apresenta uma série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeitura de São Joaquim da Barra para as eleições de 2020. Na segunda live da série, a pré-candidata Suzi Silva Barboza, apresenta seus possíveis projetos para São Joaquim da Barra.

HISTÓRIA
 “Trabalhei na administração da prefeitura de 2004 a 2008 como Assessora Jurídica, mais ligada à pasta da licitação. De 2009 a 2012 eu fui vereadora, e de 2013 até junho deste ano, fui Diretora de Governo, na gestão do atual prefeito Marcelo de Paula Mian. Somando tudo, possuo 16 anos na vida pública [...] Agora, por ser pré-candidata à prefeitura de São Joaquim da Barra, pelo partido Cidadania, pedi exoneração”.

VEJA MAIS:
PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA - LIVE COM JÚNIOR JABUR

FORMAÇÃO DO PARTIDO – DR. RANGEL COMO VICE
 “Estamos num grupo grande aqui no partido Cidadania (23), vários grandes candidatos, com muito potencial, dizemos que é um problema bom. Na verdade, eu sou pré-candidata, assim como o meu vice, Rangel Luis de Melo, que está se pré-candidatando pelo PSD (55), as convenções ainda não aconteceram, então isso ainda não está sacramentado, mas dentro do grupo temos trabalhado esses dois nomes [...] Essa junção (Rangel e Suzi) pode dar muito certo, pois ao mesmo tempo que somos novos, nunca pleiteamos uma cadeira no executivo, somos um novo com experiência, tanto no legislativo como no executivo. [...] Quanto à questão do partido, nós temos hoje já fechados o PSD e o Cidadania. O PSD é o partido que a nível nacional a liderança é o Kassab, e o Cidadania é o Arnaldo Jardim”.



NOVOS NOMES NA POLÍTICA
 “O partido conta com um grupo bem diversificado e estamos com muitos novos nomes na política. Não vou citar todos, porque posso esquecer-me de alguém, mas temos muitas novidades [...] Vemos que tem muita gente nova e boa se interessando pela política, creio que tem muita gente que se conscientizou que não adianta cruzar os braços e criticar. Temos que levantar e trabalhar”.

EXPERIÊNCIA 
 “Minha experiência como vereadora foi boa. Sempre gostei muito de animais, eu e minha família pegávamos cachorros, gatinhos, cuidávamos e adotávamos. E um dos projetos que eu tive como vereadora foi solicitar o início da castração animal. Então, a primeira vez que foi feito um projeto de castração aqui em São Joaquim da Barra, foi a meu pedido. Infelizmente o método utilizado na época não é o mesmo que utilizam hoje, que é aquele minimanete invasivo. Também fui atrás de trazer o PROCON aqui pra cidade, justamente por atuar na área do direito, eu via a importância do órgão para o consumidor. Como vereadora pude dar continuidade no Projeto Viva-Vida, que começamos lá atrás, com a ex-prefeita Maria Helena, e hoje ele já está com 15 anos”.

 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA
  “Uma coisa que eu acho primordial é a Estação de Tratamento de Esgoto, o tanto que nós lutamos por isso. Quando começou essa história eu ainda não era mãe, hoje eu tenho uma filha de 5 anos, Manuela. Lembro que eu ia pra São Paulo, ficava lá 2, 3 dias correndo atrás de tudo, sozinha, indo atrás de governo Federal, Estadual. E agora, em julho, começam os primeiros testes e as pessoas vão ver a importância desse projeto. Essa estação irá preparar a nossa cidade para as futuras gerações. Hoje coletamos 100% do esgoto, mas 0% é tratado. Dar o passo com a ETA foi o que deu abertura pra que o Dr. Marcelo Mian conseguisse  adquirir uma gleba de terra para construir o Distrito Industrial”.

O QUE TE MOTIVOU A SE PRÉ-CANDIDATAR 
“O que me impulsionou é fazer com que São Joaquim da Barra continue no caminho certo, dando continuidade a todos esses projetos. O meu intuito é dar essa continuidade e avançar. A bagagem que eu tenho na vida pública me capacita pra isso, tenho capacidade para seguir com o que está dando certo”.

 FALTA D’ÁGUA
“Infelizmente a água na nossa cidade foi tratada como um elo de troca política. Hoje nós temos uma rede de mais de 50 anos de amianto, um produto que, infelizmente, é cancerígeno e está sendo substituído aos poucos e pra sanar, seria necessário um investimento altíssimo [...] Hoje produzimos água pra cerca de 100 mil pessoas, mas a perda é muito grande, nós perdemos cerca de 70% do que produzimos, pela quantidade de vazamentos. Não adianta só captar mais água, temos que melhorar a distribuição, isso tem que ser mexido, falado com a população. [...] Também focamos no projeto de drenagem, pois não temos escoamento e o nosso centro da cidade alaga quando temos chuvas fortes. Então tudo isso tem que ser mexido”.

COMÉRCIO E CORONAVÍRUS
 “Acredito que São Joaquim da Barra irá sair dessa crise. Tivemos uma difícil em 2016, dos 645 municípios do estado de São Paulo, mais de 600 não conseguiram fechar no azul, e como disse  o conselheiro Dimas Ramalho ‘o prefeito que sobreviveu a 2016, sobrevive a tudo’ e o prefeito Marcelo Mian tem feito um bom trabalho diante de toda a situação causada pelo coronavírus. Acredito que assumir uma prefeitura em 2021 será uma missão de muita responsabilidade, mas nãos uma missão impossível.  Temos que pensar que essa pandemia vai passar e teremos melhoras”  

SAÚDE
“Investimos hoje quase 24% do orçamento do município, quando o obrigatório pela legislação seria 15%. A Casa de Apoio ao paciente com Câncer de Barretos, agora o ônibus que transfere os pacientes com conforto pra lá. São Joaquim da Barra tem 10 programas de Saúde da Família, ou seja, 80% da população possui assistência coberta por eles, o programa Melhor em Casa, que atende em casa, a UPA...O  Dr. Marcelo acabou de licitar a reforma do antigo Pronto Socorro, que receberá a Farmácia Municipal e a Secretaria de Saúde, iremos deixar de pagar alugueis. A parte mais baixa da Avenida Orestes Quércia será um centro de referência em saúde na cidade. Também idealizo uma UTI de neonatal par a Santa Casa de São Joaquim da Barra”

 Confira abaixo a entrevista na íntegra com a pré-candidata à prefeitura de São Joaquim da Barra, Susi.   





GALERIA