COM OCUPAÇÃO DAS UTIS EM 70%, SP DEVE ENDURECER QUARENTENA NA SEXTA

O governo estadual anunciou ontem (20), que fará a terceira reclassificação do Plano São Paulo na sexta-feira



Com as taxas de ocupação dos leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nos 70%, São Paulo deverá endurecer as regras da quarentena contra a Covid-19 na sexta-feira (22). O governo de João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta (20), que fará a terceira reclassificação do Plano São Paulo em 15 dias.

“Hoje, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado de São Paulo chegou a 70%. E na Grande São Paulo, 70,5%”, detalhou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, na coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A ocupação acima de 70% é um dos critérios utilizados pelo governo para que a quarentena seja endurecida para a Fase Laranja. Ainda não há definição, no entanto, para quais fases irão cada uma das regiões

A última reclassificação de regiões no Plano São Paulo foi atualizada no dia 15 de janeiro, quando o governo regressou sete regiões do estado à fase laranja na tentativa de frear a pandemia, uma delas foi a região de Franca.

Na segunda-feira (18), Gorinchteyn afirmou que São Paulo teve, na última semana, seu pior momento até agora no enfrentamento à pandemia. “Essa última semana foi a pior semana epidemiológica na história da pandemia no estado de São Paulo”

O estado apresentou um crescimento de 77% no número de casos da doença, aumento de 59% no número de óbitos e incremento em 28% no número de internações, na comparação dos últimos 7 dias com a última semana de 2020, segundo o secretário.

A explosão de casos, internações e morte ocorreu 14 dias após aglomerações promovidas pelas festas de final de ano.


DRS VIII - FRANCA

Na segunda-feira, 18, segundo dados do Governo do Estado, os municípios do DRS-VIII Franca (Departamento Regional de Saúde) chegaram a 81,4% de ocupação de leitos nas UTIS Covid. O rebaixamento acontece quando a lotação passa dos 80%. 

Em apenas quatro dias, a lotação dos leitos de tratamento intensivo na região subiu 11,2 pontos percentuais.

De acordo com dados do Governo do Estado, a média móvel dos últimos sete dias apontava para 77,14 pacientes internados nos 94,71 leitos de UTI Covid existentes nos 22 municípios do DRS-VIII. Apenas ontem, foram 22 novas internações. A variação semanal é de 46,6% mais hospitalizações em relação aos sete dias anteriores.

Ainda segundo os dados estaduais, a região tinha até o dia dezenove 19.749 casos positivos da doença e 528 mortes.

Fonte: Yahoo Notícias 


ÚLTIMA EDIÇÃO

GALERIA