CONFIRMADOS CASOS DE VARIANTE INDIANA NO MARANHÃO

Segundo o secretário de Saúde do estado do Maranhão, Carlos Lula, foram confirmados os primeiros casos de covid-19 provocados pela variante B.1.617, detectada originalmente na India.


Segundo o secretário de Saúde do estado do Maranhão, Carlos Lula, foram confirmados os primeiros casos de covid-19 provocados pela variante B.1.617, detectada originalmente na India.

Os casos vêm sendo acompanhados desde o último sábado (15), quando um paciente indiano deu entrada num hospital particular na capital São Luís com sintomas sugestivos da covid-19.

O indivíduo era tripulante do navio MV Shandong da Zhi, que chegou ao litoral maranhense e está em quarentena desde então.


Lula também é presidente do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), e afirma que as amostras de seis dos 24 tripulantes passaram por análises genômicas, sendo que os resultados mostraram que todos os seis estavam infectados com a linhagem B.1.617.

O primeiro paciente continua internado, com quadro estável. Há outras 14 pessoas com covid-19 dentro do navio: 12 assintomáticos e dois com sintomas leves. Os outros nove passageiros parecem não estar com a doença.




Lula também destacou que outras 100 pessoas tiveram contato com esses indivíduos. Elas vão ser observadas e acompanhadas de perto pelos próximos dias.


"O Ministério [da Saúde] está enviando uma equipe e a gente tem atuado em conjunto com a Anvisa. Eu queria afirmar que todas as medidas estão sendo tomadas, a tripulação está toda isolada e o navio não tem permissão para atracar", disse Lula.


Por que a variante descoberta na Índia preocupa o Brasil e o mundo?


A descoberta da variante B.1.617 não é exatamente uma novidade: os primeiros relatos dessa nova versão do coronavírus foram publicados ainda em outubro de 2020.

Mais recentemente, porém, o interesse e a preocupação relacionados a essa linhagem aumentaram consideravelmente.

Isso porque o número de casos de covid-19 provocados por ela aumentou consideravelmente na Índia, seu provável local de origem.

Nas últimas semanas, a cepa também foi detectada em outros 44 países de todos os seis continentes.

Desde o final de abril, a Índia vive seus piores momentos desde que a pandemia começou, com recordes nos números de infectados e óbitos pela covid-19 — embora a variante não seja o único fator que explica esse agravamento da crise sanitária por lá.




INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.