DIA DE NOSSA SENHORA - IMAGEM QUE DEU ORIGEM À DATA FOI ENCONTRADA EM RIO

Fato aconteceu há mais de 300 anos em rio que corta três estados brasileiros




Hoje e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerado feriado nacional no país.

Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil, que também é um dos principais santos do catolicismo.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje, cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e, dessa vez, abundantes peixes encheram a rede.

Durante anos, a imagem ficou com Filipe, até que presenteou seu filho que fez um oratório simples e passou a se reunir com os familiares e vizinhos aos sábados no local.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.

O Papa Pio X, em 1904, deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.

No ano de 2017, a Igreja comemorou os 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul.

FATOS

Todos os anos, milhões de romeiros se dirigem ao santuário. Muitos para pagar promessas, já que à santa são atribuídos diversos milagres.

No Dia de Nossa Senhora Aparecida também é celebrado o Dia das Crianças.

Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Seu nome verdadeiro é Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O dia 12 de outubro foi escolhido para o feriado, pois a data já abrigava outros fatos importantes, como a chegada de Cristóvão Colombo às Américas, em 12 de outubro de 1942, e no ano de 1822, no mesmo dia, após a independência do Brasil, a nação ganhou seu primeiro imperador, Dom Pedro I.

Fonte: Canção Nova


(Continua após a publicidade)


Anúncio


AFINAL, QUAL SUA COR ORIGINAL?

Nossa Senhora da Aparecida não é negra, é branca. Desposa essa tese o historiador Lourival Santos, da Universidade de São Paulo. Ele tinha a martelar a sua cabeça a seguinte pergunta: “Num país onde até muitos negros querem ser brancos, por que a padroeira é negra?” O historiador começou então a sua peregrinação pelas origens da negritude da santa. Acabou descobrindo que ela enegreceu por descuido e devido às condições precárias em que se deu a sua conservação desde o século XVIII.

“A santa sofreu um processo de enegrecimento físico-químico”, diz Santos. Explica-se: a imagem foi puxada pela rede de pescadores no rio Paraíba, no interior de São Paulo. Eles a resgataram já meio amarronzada pela ação da água, quebrada em dois pedaços e por isso a primeira providência foi juntar-lhe cabeça e corpo com um parafuso. Depois disso, a imagem foi mantida em um santuário próximo a um forno de carvão vegetal. Ela não resistiu à fuligem – e ficou preta. Some-se a isso o excesso de fumaça das velas que os devotos acendiam nesse pequeno santuário.

Uma das provas mais contundentes da brancura de Nossa Senhora Aparecida é relativamente recente. Em 1978, a peça precisou ser reconstruída depois que um jovem evangélico de 18 anos, muito bravo, entrou na Basílica de Aparecida do Norte, deu um safanão na santa e a jogou no chão – a imagem ficou estilhaçada em 167 pedaços. Durante o processo de sua restauração, a equipe técnica informou a autoridades da Igreja Católica que a imagem era branca e que a cor negra era sujeira e fuligem pura – com o perdão da palavra, um encardido que o tempo impregnou. O alto clero não titubeou: mandou pintar a imagem de preto, e reforçar tal pintura com diversas camadas de tinta. “Ela, com a sua tradição negra, é o objeto de culto mais importante deste país”, diz o historiador Santos.

(Fonte: Revista Isto É)

Oração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos por vós em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado a vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos, tomamos-vos para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos, da alma e do corpo, dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais, livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos, na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!"



INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.