DÓLAR FECHA ABAIXO DOS 5 REAIS PELA PRIMEIRA VEZ EM QUASE UM ANO

A moeda vem em queda constante a alguns dias. Veja os motivos dessa queda.



No fim dessa terça-feira, 24, o dólar fechou abaixo dos cinco reais, algo que não acontecia desde junho de 2021.

Essa desvalorização é resultado da conjuntura de alguns motivos favoráveis para esse fenômeno. O primeiro é a desvalorização da moeda. Com a taxa de câmbio baixa, o Banco Central aumenta sua taxa de juros pagas pelo Brasil em títulos do tesouro e, os juros altos juntamente com ações mais baratas, atraem o interesse de investidores em fazer aplicações, aumentando a quantidades de dólar no país e valorizando o real.

Também a valorização das matérias primas no Brasil, como o petróleo, faz o país se destacar entre as opções de investimento no setor de commodities. Essas commodities se desvalorizaram ao longo da pandemia, porém agora, com a retomada das atividades sem risco de interrupção, esse setor se torna uma boa opção de investimento.

A inflação global é outro motivo que vem preocupando investidores. Nos EUA, o Banco Central do país começou a planejar o aumento de seus juros de referência, medida adotada para conter a maior inflação dos últimos quarenta anos no país. Antecipando-se a alta dos juros, investidores internacionais passaram a vender ações muito valorizadas na pandemia pois passaram a enxergar um cenário de desvalorização do mercado acionário.

É difícil enxergar um piso próximo para a desvalorização do dólar, que vêm caindo a alguns dias, porém Bruno Mori, planejador financeiro da Planejar, acredita que 4,50 reais seja um ponto de suporte para a moeda nos próximos dias.

Fontes: Folha de São Paulo, Folha Uol, Ipea, G1


INSIDE TV

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.