OUTUBRO ROSA
Entenda o que é e para que serve a campanha mundialmente conhecida
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa o estímulo à luta contra o câncer de mama. O movimento iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização da importância do diagnóstico precoce da doença.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.
O diagnóstico precoce é essencial para a cura da doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico. Aproveite o Outubro Rosa e faça seus exames!