Você pode estar perdendo parte do seu benefício - saiba como evitar com Helen Guiral
Por Helen Morais Guiral
Os benefícios previdenciários são uma importante fonte de renda para milhões de brasileiros, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
No entanto, essa semana foi amplamente noticiado um golpe bilionário que atingiu milhões de segurados, que foram surpreendidos com descontos indevidos, de associações que descontavam mensalidades do segurado, prometendo descontos em academias, convênios, planos de saúde, etc, porém, sem estrutura operacional para atender a todos, e o pior, sem a devida autorização e conhecimento do segurado, que muitas vezes, nem percebia o desconto por anos a fio em seu beneficio!!!
Em muitos desses casos, conforme narrado acima, houve falsificação da assinatura do segurado, já que é necessário sua autorização expressa para que os descontos pudessem ser efetuados. Algumas dessas entidades são Sindnapi, Ambec, AAPB, dentre outras..
Para saber se você teve descontos indevidos, é necessário acessar o aplicativo ‘Meu INSS’, com CPF e senha e verificar em ‘extrato de beneficio’, caso seja constatado os descontos indevidos, o segurado pode requerer o serviço para excluir mensalidade associativa e ainda entrar em contato com a associação para requerer o ressarcimento dos valores descontados. Além do mais, para maiores orientações e reparação do dano material e moral, recomenda-se buscar a justiça contra essas associações através de um advogado especialista em direito previdenciário.
Porém, infelizmente há outros tipos de golpe em Benefícios Previdenciários em circulação, que se dão por ligações telefônicas e WhatsApp, veja alguns:
Golpe do Auxílio-Doença, quando o criminoso se faz passar por um médico ou perito do INSS para obter informações pessoais e financeiras do segurado, com o objetivo de desviar benefícios.;
Golpe da Aposentadoria, nesse caso, o criminoso se faz passar por um funcionário do INSS ou um advogado especializado em direito previdenciário para oferecer serviços de "aceleração" ou "garantia" de aprovação de benefícios;
Golpe do Cartão do INSS: quando o criminoso se faz passar por um funcionário do INSS para obter informações do cartão do segurado e desviar benefícios e por fim,
Golpe do precatório, quando, o criminoso se passa pelo advogado, informando falsamente que os valores atrasados chegaram e que para a liberação desses valores, será necessário depositar um valor.
Contudo, há como se proteger, verificando sempre a autenticidade de qualquer pessoa ou empresa que se apresente como representante do INSS ou ofereça serviços relacionados a benefícios previdenciários, além de nunca, jamais, fornecer informações pessoais ou financeiras a terceiros não autorizados e principalmente, busque sempre orientação de um advogado especializado em direito previdenciário ou de um funcionário do INSS, se tiver dúvidas sobre benefícios, já que esses golpes são uma ameaça real!!!
No entanto, com conhecimento e precaução, é possível se proteger e evitar prejuízos!!
Se você tiver alguma dúvida ou suspeita de golpe, não hesite em entrar em contato com o INSS ou as autoridades competentes.
Me acompanhe também no INSTAGRAM @helen_morais Guiral
Helen Agda Rocha de Morais Guiral é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, pós graduada em Direito Previdenciário e atua como advogada há mais de 17 anos nas áreas previdenciária, cível e trabalhista














